Um projeto de lei quer a substituição do pictograma (imagem) atual de sinalização indicativa representado a pessoa idosa em Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (1º).
De autoria de Pedro Kemp (PT), o projeto com número 249/2025, propõe que a nova sinalização indicativa deve conter apenas a imagem de uma pessoa ereta com a sinalização “60+”.
Nos casos de sinalização indicativa realizada em vagas e placas a substituição poderá se dar gradualmente, de acordo com a necessidade de manutenção da sinalização.
O parlamentar justificou a apresentação do projeto de lei. “Embora já exista nova referência dispondo de forma contrária, os pictogramas utilizados na sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços prioritários para a pessoa idosa contém uma simbologia que pode ser vista como pejorativa, associando características de fragilidade a eles que é representada por uma pessoa curvada e com bengala. Com essa mudança no pictograma, as placas continuarão exercendo seu papel de instruir a população, mas reforçando a autoestima e dignidade da população idosa, combatendo o etarismo presente de forma enraizada na sociedade atual”, justificou.
Assim, a proposta segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.