O programa Assomasul Gov MS 4.0 lançado nesta quinta-feira (11) com a presença do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP) e prefeitos do Estado, vai ofertar pós-graduação gratuita a servidores municipais em importantes áreas da gestão pública: autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte e lazer, e licitações e contratos.
Para isso, a iniciativa é viabilizada por investimento de R$ 6,5 milhões do Governo do Estado, por meio da SED-MS (Secretaria de Estado de Educação).
Assim como no Assomasul Itaipu 4.0, lançado no início do ano e que beneficiou 35 municípios da região Sul com recursos da Itaipu Binacional, os cursos serão ministrados pela Faculdade Pólis Civitas, credenciada pelo MEC.
Com o novo programa, mais 44 municípios serão contemplados, garantindo que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul tenham acesso à qualificação.
O apresentador Ratinho afirmou que foi convidado ao evento pela causa do autismo. “Sou um apresentador muito popular no Brasil, e todo lugar que tem evento que fala de autismo, que eu sou convidado, eu vou. Porque o autismo é, para mim, uma necessidade primordial no momento. A gente começou a descobrir o autismo há poucos anos, e que existe muita gente com pequenos graus de autismo, mas que são gênios. Essa gente tem que ser trazida pra perto da gente”.
De acordo com Riedel, MS tem se adaptado para atender pessoas com o espectro. “O Bioparque Pantanal tem acompanhamento todo para autistas, o Aeroporto Internacional de Campo Grande tem sala sensorial, assim como a Assembleia Legislativa. É uma causa importante que o Ratinho abraça e a gente dá a necessária atenção e acompanhamento”, declarou.
Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), o evento importante pra todas as cidades e a Capital tem investido em pessoas e nos servidores. “Estamos trazendo aí essas capacitações que podem melhorar a qualidade, não só dos serviços prestados, mas também o atendimento aos munícipes das nossas cidades. Eu agradeço as oportunidades, a Assomasul demonstra o trabalho feito com respeito pelos prefeitos e prefeitas. Eu estou muito feliz em receber mais de 350 oportunidades para capacitar os nossos servidores, principalmente na área da educação, que é uma área onde eu coloco como prioridade na nossa gestão”.
Conforme o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, os municípios precisam dar essa engrenagem ao servidor para avançar. “É uma política nossa de avanço, minha, de toda a diretoria da Assomasul. Quando a gente se fala em serviço público de qualidade, a gente tem trabalhado com esse foco”.