O prefeito interino de Terenos, Dr. Arlindo Landolfi Filho (Republicanos), publicou a exoneração do procurador geral do município, Felipe Barbosa da Silva. Ao Jornal Midiamax, o ex-procurador-geral disse que por problemas pessoais resolveu deixar o cargo.
A exoneração consta no Diário Oficial da Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), desta terça-feira (16) e acontece na primeira semana de trabalho de Arlindo na chefia da prefeitura de Terenos. Nos últimos dias, a cidade se envolveu em um escândalo de corrupção que resultou na prisão do prefeito, agora, afastado, Henrique Budke (PSDB).
Henrique foi alvo da Operação Spotless, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), na última terça-feira (9).
Arlindo Landolfifoi empossado na chefia do Executivo Municipal na manhã da última sexta-feira (12). O prefeito Henrique está preso desde o dia da operação e pediu afastamento na quinta-feira (11).
A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.
Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.
O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, bem como aceleravam os processos internos para pagamentos de contratos.
A Operação Spotless foi deflagrada a partir das provas da Operação Velatus, que foi realizada em agosto de 2024. O Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.
Spotless é uma referência à necessidade de os processos de contratação da administração pública serem realizados sem manchas ou máculas. A operação contou com apoio operacional da PMMS (Polícia Militar de MS), por meio do BPCHq (Batalhão de Choque) e do Bope (Batalhão de Operações Especiais).
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o procurador exonerado e também com a prefeitura de Terenos para saber o motivo da exoneração, mas até o fechamento desta reportagem o Jornal Midiamax não obteve respostas. O canal segue aberto para qualquer manifestação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.