A queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelada por uma pesquisa do Datafolha na última sexta-feira (14), deve-se, em grande parte, a problemas na comunicação do governo federal, na avaliação do deputado federal Vander Loubet, do mesmo partido.
Para o parlamentar, a crise enfrentada pelo presidente deve ser superada em breve, com a série de mudanças que o petista pretende fazer nos próximos trinta dias. “Acredito que o governo se recuperará. São necessárias algumas correções, alguns ajustes, mexer em alguns ministérios. Ele vai fazer isso agora, nos próximos trinta dias. Ele chegará forte na reeleição e será reeleito”, afirmou, otimista, durante o lançamento do Comitê a Favor da Democracia, na sexta-feira (14), na Fetems.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Vander afirma que a primeira metade do mandato foi voltada para a recuperação da máquina pública e admite as falhas na comunicação. “Acredito que estávamos errando na comunicação. É preciso fazer algumas alterações. Mas, como o presidente Lula disse, os dois primeiros anos foram de ajuste, de criação de ministérios, de fazer as instituições funcionarem”, complementou.
Ele rebateu as informações de que a economia vai mal, contrariando a avaliação feita pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) em entrevista à CNN, na qual ele atribuiu a queda da popularidade a “fruto de escolhas econômicas”.
“Se você olhar para a economia, o Brasil cresceu 3,5%, enquanto o mercado esperava 1%, e aqui no Estado foi 7%. Se você observar o emprego, estamos com uma taxa de desemprego de menos de 6%, ou seja, quase em pleno emprego. O salário mínimo foi ajustado acima da inflação, e nossas reservas estão com mais de R$ 400 bilhões. Tiramos mais da metade dos brasileiros da linha de pobreza extrema”, avaliou.
O deputado ainda citou os investimentos via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como grande aposta para o restante do mandato. “Eu acredito que passaremos a ter uma entrega muito grande a partir de agora. Tivemos aquela reunião com a bancada na segunda-feira, e quase R$ 500 milhões em investimentos via PAC foram anunciados. Isso conta muito”, concluiu.
Queda na popularidade
De acordo com a pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, aproximadamente 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo, enquanto 41% o reprovam. Outros 32% consideram a gestão de Lula como regular, e 2% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Segundo o instituto, este é o pior índice de aprovação do presidente em seus três mandatos, e a reprovação também atingiu um recorde. A pesquisa ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.