Pular para o conteúdo
Política

Prioridade é reeleger Lula em 2026, dizem candidatos à presidência do PT em Campo Grande

Partido promove debate entre as duas chapas que disputam a direção do PT na Capital
Thalya Godoy -
Debate entre as chapas ocorre no Sindicato dos Bancários em Campo Grande. (Thalya Godoy, Jornal Midimax)

A prioridade dos dois candidatos à presidência do PT (Partido dos Trabalhadores) em é reeleger o presidente Lula em 2026. As duas chapas participam de um debate no Sindicato dos Bancários, na manhã deste sábado (7). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Os candidatos à presidência do PT na Capital são a atual secretária de organização do partido, Elaine Becker – apoiada pela ala do PT conhecida como Articulação de Esquerda; e pelo deputado estadual Pedro Kemp – que conta com o apoio dos grupos Avante, Resistência Socialista, Construindo um Novo Brasil, Democracia e Socialismo e Movimento PT.

Os dois concordam que a principal meta para a sigla nas eleições do ano que vem é reeleger o presidente Lula. Além disso, também defendem que o PT tenha um candidato próprio para disputar o governo em e fortaleça as candidaturas ao legislativo.

“Queremos deixar o partido organizado em toda a nossa base para que estejamos preparados para em 2026 reeleger o companheiro Lula, os nossos deputados federais, os nossos deputados estaduais com uma bancada, mas principalmente defender a candidatura do ao senado para que a gente tenha uma representação no Senado Nacional […] É fundamental o PT ter candidatura própria ao governo para defender nossas lutas, nossas bandeiras”, afirma Elaine Becker. 

Neste sentido, o deputado estadual Pedro Kemp defende que o partido entregue os cargos que ocupa no governo nos próximos meses para se preparar para as eleições no ano que vem. 

Elaine Becker e Pedro Kemp são candidatos à presidência do diretório municipal do PT | (divulgação)

“Embora ele [governador Eduardo Riedel] defendesse o Bolsonaro, estava mais aberto ao diálogo [em comparação ao candidato Contar], abriu a possibilidade da gente debater projetos. Então nós fomos por uma contingência para o governo do Riedel. Agora temos diferenças com com ele, por exemplo, a gente não concorda como a polícia do governo dele age em relação aos trabalhadores rurais sem-terra, aos indígenas. A polícia foi muito truculenta em vários momentos. Nós defendemos a luta desse povo. Então, nós queremos um governo que tenha esse olhar para os movimentos sociais que respeite a luta do povo mais pobre”, aponta Kemp. 

O deputado estadual explica que, caso seja eleito, entre as prioridades do mandato estarão a organização do cadastro de filiados, fortalecimento da juventude dentro do partido e investimentos na formação política dos filiados. 

“A gente também precisa da formação para que o nosso militante seja instrumentalizado, formado para fazer o debate político na sociedade. Nós sabemos que nós temos hoje um percentual de pessoas que reproduzem as falas fascistas da extrema direita no Brasil”, lamenta. 

Já Eliane Becker ressalta a importância do PED (Processo de Eleição Direta) promovido neste ano pelo PT para que haja democracia nas eleições desde o nível municipal.

“O Partido dos Trabalhadores é democrático. Esse ano vão ter lições diretas, então por mais que seja o município, ele vai também escolher seu representante nacional. Então a nível nacional, quatro representantes e a nível estadual dois representantes concorrendo às eleições. E Campo Grande também representa a chapa vermelha, esse é o processo de eleição direta”, elogia. 

Como irá funcionar a eleição? 

Neste sábado (7), ocorrem os debates entre as chapas e os candidatos à presidência do PT em Campo Grande. Em 21 de junho, a Capital recebe o debate entre as chapas que disputam as eleições nacionais. Na semana seguinte, em 28 de junho, ocorre o debate dos candidatos para os diretórios estaduais. 

As eleições em todo país estão marcadas para 6 de julho. No caso de Campo Grande, o local de votação será na Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada na Rua 13 de Maio, no Centro da Capital.

As eleições para a presidência e demais membros da diretoria ocorrem de forma separada e proporcional. Ou seja, cada chapa ocupará o número de cargos proporcionalmente à porcentagem de votos que recebeu. De acordo com o regulamento das eleições, estão definidas algumas cotas para o diretório como 50% para mulher, 20% para menores de 30 anos de idade e 20% para negros e indígenas. 

Cada chapa também irá elaborar um plano de propostas que será discutido posteriormente às eleições. O resultado será levado para o debate estadual e depois à nível nacional para a elaboração dos futuros projetos do PT. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1