O debate sobre o projeto da anistia deve retornar com força na próxima semana no Congresso Nacional, acredita o deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O ex-prefeito do Rio de Janeiro, em visita a Campo Grande para evento cristão, classificou como “exagerada” a pena de 27 anos e 3 meses aplicada contra Jair Bolsonaro (PL), por liderar a trama golpista.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O político e outros sete réus foram condenados pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), na última quinta-feira (11), por cinco crimes. Esta foi a primeira vez no Brasil que um ex-presidente e militares de alta patente são condenados por tentativa de golpe de Estado.
O deputado federal acredita que o tamanho da pena servirá como “novo ímpeto” para tentar pautar o projeto de lei que pede anistia aos envolvidos na trama golpista de 8 de janeiro. Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), têm demonstrado resistência em pautar o assunto.
“Há uma iniciativa do presidente do Senado Federal [Davi Alcolumbre] para reduzir as penas também. Eu acho que semana que vem vai ser o principal tema do Congresso Nacional. Uma maneira da gente responder a um clamor público”, acredita Crivella.
A proposta já virou tema de protesto de políticos bolsonaristas, que chegaram a ocupar a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados Federais. O “motim” resultou no encaminhamento de denúncia para a Corregedoria da Casa de Leis.
“Veja, o sujeito mata a esposa, estupra uma mulher ou comete uma pedofilia, não pega metade da pena que foi dada ao Presidente da República, então é preciso rever isso e é o Congresso que vai fazer”, compara.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.