Pular para o conteúdo
Política

Primeira oitiva da CPI do Consórcio Guaicurus será em 28 de abril

Especialistas em mobilidade urbana e diretor-presidente da Agereg serão os intimados para a primeira semana de trabalho
Thalya Godoy -
críticas, quando convém
Ônibus lotado é reclamação constante da população. (Foto: Arquivo, Midiamax)

A primeira oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus na Câmara de Vereadores de está marcada para a próxima segunda-feira (28). O trabalho desenvolvido na Casa de Leis deve evidenciar o péssimo serviço prestado pelo grupo à população da Capital, que é obrigada a pagar caro em ônibus sucateado, com itinerários atrasados ou “fantasmas”, goteiras e calorão.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Dirigentes do grupo de empresas responsáveis pela concessão e outros envolvidos no contrato serão intimados para prestar esclarecimentos sobre o serviço de transporte público. Serão oito dias de oitivas, com depoimentos que vão de especialistas a ex-funcionários.

Na última reunião pública, em 14 de abril, os membros da CPI também destacaram que a precariedade com trabalhadores do Consórcio Guaicurus será tratada nas oitivas. Serão oito dias de oitivas, com depoimentos que vão de especialistas a ex-funcionários.

Especialistas em mobilidade pública serão os primeiros a serem ouvidos nas oitivas, seguidos pelo responsável pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Público). De acordo com o presidente da CPI do Transporte Público, Dr. Lívio (União Brasil), os ofícios com os convites foram enviados na última quarta-feira (16).

Entre os dois primeiros a participar estão a arquiteta e urbanista e professora de geografia da UEMS (Universidade Estadual de ), Maria Lúcia Torrecilla. “Tem objetivo de contribuir com seus conhecimentos técnicos científicos sobre o planejamento urbano e mobilidade urbana”, apontou o presidente na última reunião.

No mesmo dia, também irá prestar depoimento o especialista em mobilidade, Gabriel Santos da Silva. O encontro será na próxima segunda-feira (28), a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores de Campo Grande. 

Na quarta-feira (30), quem será ouvido será o diretor-presidente da Agereg, José Mario Antunes. “Faremos as oitivas dos atuais para os antigos. Tanto da Agereg quanto da Agetran. Divulgaremos as próximas oitivas no decorrer dos dias”, explicou Dr. Lívio. 

A CPI do Consórcio Guaicurus terá cinco fases. A primeira — de análise documental e diagnóstico inicial — encerrou na última quinta-feira (17). Já as oitivas iniciais iniciarão na próxima semana, com duração de cerca de um mês.

Fatos determinados

População reclama de prestação de serviço. (Canal Fala Povo)

A CPI pretende investigar três fatos determinados. Além disso, o objeto de apuração é a junção de dois requerimentos de abertura da CPI, propostos por Junior Coringa (MDB) e Lívio Leite (União).

Integram o grupo da CPI os vereadores: Lívio Leite (União) como presidente, Ana Porela (PL) como relatora, Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Junior Coringa (MDB) como membros.

Então, confira os fatos determinados:

  • A utilização de frota com idade média e máxima dentro do limite contratual e o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos;
  • O equilíbrio financeiro contratual após a aplicação dos subsídios públicos concedidos pelo Executivo Municipal de Campo Grande à empresa concessionária, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024;
  • A fiscalização feita pela Prefeitura Municipal, pela Agereg e pela Agetran no serviço de transporte público prestado pela concessionária após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) perante o TCE-MS, em novembro de 2020.

Frota velha e sucateada

Um flagrante, na última semana, escancarou a situação precária de parte da frota do transporte público de Campo Grande. Dois ônibus foram vistos em situação de reboque.

O ônibus de prefixo 1260, com 14 anos de fabricação (ano 2011), foi flagrado sendo guinchado pelo veículo 1211, fabricado em 2013 (12 anos de uso), na Avenida Eduardo Elias Zahran, esquina com a Avenida Três Barras, em 16 de abril.

Segundo a página Ligados no Transporte, relatos de testemunhas afirmam que o ônibus rebocado apresentava um barulho alto, indicando possíveis peças soltas ou problemas mecânicos significativos.

A cena reforça a percepção de muitos usuários de que veículos com idade avançada ainda operam normalmente nas linhas da cidade, contrariando o que seria esperado para um serviço de transporte público de qualidade.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto