Pular para o conteúdo
Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática
Vinicios Araujo -
tereza cristina carne senado eua missão trump
Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina. (Saulo Cruz, Agência Senado)

A quase uma semana para entrar em vigor o ‘tarifaço’ sobre as exportações brasileiras, o Federal envia, neste fim de semana, a oficial aos Estados Unidos com o objetivo de reforçar o diálogo político entre os dois países, em meio ao agravamento das tensões comerciais que se acirraram nas últimas semanas.

A missão, organizada pelo presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores), senador sul-mato-grossense (PSD), foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa e terá compromissos em Washington de segunda (28) a quarta-feira (30). As tarifas determinadas por Donald Trump estão previstas para iniciarem em 1° de agosto.

A agenda inclui encontros com parlamentares norte-americanos, empresários, representantes do Brazil-U.S. Business Council, da U.S. Chamber of Commerce e especialistas em comércio internacional. “O foco é demonstrar a disposição do Legislativo brasileiro em fortalecer a interlocução bilateral e construir pontes institucionais em resposta ao cenário de incertezas”, detalha comunicado à imprensa.

Segundo o senador Nelsinho Trad, que lidera a delegação, a missão tem caráter suprapartidário e busca uma resposta institucional diante da crise. “Preservar empregos. Este é o nosso norte”, afirmou. “Não viemos aqui para confrontar. Viemos para conversar”, completou o parlamentar sul-mato-grossense.

A delegação conta ainda com os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).

A movimentação do parlamento ocorre paralelamente às ações do Executivo. Nesta quinta-feira (24), o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, revelou ter conversado com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em uma ligação de quase 50 minutos no sábado (19).

Segundo Alckmin, o governo brasileiro tem buscado uma agenda de negociação sem contaminação política ou ideológica, com foco em soluções econômicas e produtivas.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento em Minas Gerais, criticou a postura do presidente norte-americano Donald Trump, que segundo ele “não quer conversar”.

Lula afirmou que o Brasil está pronto para negociar, mas que não recebeu retorno formal às propostas enviadas em maio. O presidente reiterou que, caso as tarifas entrem em vigor no dia 1º de agosto, o país poderá adotar medidas de reciprocidade.

Em recente entrevista ao Jornal Midiamax, o senador Nelsinho Trad defendeu a imposição de resposta recíproca como última medida, após o esgotamento total das alternativas diplomáticas. Veja a entrevista completa abaixo:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro critica Nikolas por ser ‘pouco ativo’ em busca por punições dos EUA ao Brasil

Consórcio Guaicurus briga com prefeitura para manter 98 ônibus velhos nas ruas

Sentiu aí? Preço do café cai pela primeira vez em um ano e meio

Está caro? Internautas discutem preço de morango do amor nas regiões onde moram

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Guia de Serviços em São Paulo: Encontre o que você precisa, na hora que mais precisa

Últimas Notícias

Esportes

Messi é punido de jogo importante do Inter Miami após ausência no MLS All-Star Games

Equipe do time deve comprovar razões médicas para que Messi se ausentasse no All-Star Games, o que não foi feito

Mundo

Confronto entre Tailândia e Camboja chega ao 2º dia e 60 mil se retiram de zonas de fronteira

Conflitos começaram no final de maio na fronteira entre os países

Polícia

Justiça manda prender novamente réu por envolvimento na disputa do jogo do bicho em MS

Diogo Francisco havia sido solto no início de junho

Esportes

João Fonseca estreia em competição canadense contra rival do quali

Em uma eventual terceira rodada, o brasileiro pode enfrentar ainda o Zverev, atual número 3° do mundo