Prefeitura de Bonito tem 3 dias para adequar vagas para negros e indígenas em seleção de professores

Ausência da reserva de vagas vai contra o que determinam leis federais e estaduais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
prefeitura de bonito
Prefeitura de Bonito (Divulgação, Prefeitura de Bonito)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação para que a Prefeitura de Bonito retifique edital de processo seletivo para professores para garantir 20% das vagas para pessoas negras, pardas e indígenas.

O documento é destinado ao prefeito Josmail Rodrigues (PSDB), que tem 3 dias para fazer a adequação. A seleção visa preenchimento de vagas temporárias na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O órgão ministerial pode entrar com medidas judiciais para garantir o cumprimento da legislação caso a prefeitura ignore a recomendação.

De acordo com o MPMS, a ausência da reserva de vagas vai contra o que determinam leis federais e estaduais, incluindo a Lei Estadual que estabelece cotas raciais em concursos no Estado. A recomendação também ressalta decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconhecem a constitucionalidade das cotas para garantir a igualdade de oportunidades.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

bandeirantes
vereador
alems