Pular para o conteúdo
Política

Prefeito de Selvíria exonera secretário de Saúde alvo de operação da PF

Polícia Federal apura fraudes no SUS na prefeitura de Selvíria
Fábio Oruê, Renata Volpe -
PF realizou operação em Selvíria (MS) contra fraudes no SUS. (Divulgação)

O secretário de Saúde de Selvíria, Edgar Barbosa dos Santos, foi exonerado do cargo após ser alvo de busca e apreensão da PF (Polícia Federal) na manhã de terça-feira (12). A Operação ‘Rastro Cirúrgico’ mirou em fraudes no SUS da administração municipal.

Publicação no Diário da Assomasul desta quarta-feira (13) traz a exoneração do secretário. No seu lugar, o Jaime Ferreira nomeou a adjunta, Dalila Flavia Barbosa Rodrigues. Ao todo, os agentes cumprem 13 mandados de busca e apreensão — desses, seis foram em Selvíria.

A operação visa reprimir crimes de peculato, desvio de recursos públicos e fraude em licitações envolvendo verbas do SUS. A investigação iniciou com a notícia de irregularidades no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Selvíria.

Vale lembrar que Edgar estava no cargo desde a gestão do José Fernando Barbosa dos Santos (Avante).

Cirurgias falsas pagas pelo SUS

A Polícia Federal identificou indícios de inexecução contratual, assim como superfaturamento na Ata de Registro de Preço e nos respectivos contratos administrativos e ausência de comprovação de realização de procedimentos cirúrgicos pagos pela prefeitura.

Identificou, igualmente, a existência de múltiplos contratos administrativos, alguns deles sem publicação nos sites de transparência, contendo objetos idênticos, vigência simultânea e mesmas partes contratantes.

Desse modo, ocorria a multiplicidade de pagamentos por um mesmo procedimento cirúrgico e serviço médico contratado. A PF também verificou que uma das clínicas médicas contratadas não existia de fato.

As penas pelos crimes podem chegar a 33 anos. Durante a ação, carros e motos de luxo, armas e pedras preciosas acabaram apreendidos.

Busca e apreensão em três municípios

Todas as medidas passaram pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, após representação conjunta, formulada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

A competência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região se deu em razão da existência de indiciado com foro por prerrogativa de função neste tribunal.

Dos 13 mandados de busca e apreensão, seis foram cumpridos em Selvíria, 3 em Aparecida do Taboado e 4 no município de São José do Rio Preto (SP).

policia federal
Dinheiro apreendido (Divulgação, PF)

Rastro cirúrgico

O nome da operação faz alusão à ausência de vestígios/rastro que os procedimentos cirúrgicos contratados deveriam deixar, como seus prontuários médicos e utilização de ‘sala suja’ hospitalar. Entretanto, no caso, não deixaram, diante da reiterada inexecução contratual atestada por auditorias e inspeções técnicas.

Ao final das investigações, os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, apropriação e desvio, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem variar de 10 a 33 anos de reclusão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
imigrantes

Prefeitura confirma vencedora de nova licitação para revitalização da Praça dos Imigrantes

Eduardo Bolsonaro vai a Washington buscar mais sanções a autoridades brasileiras

Acusado de golpe em MS e preso com dono da Ultrafarma foi elo de operação com esmeraldas

rock fest festival do rock campo grande

DNA do rock campo-grandense dá início a festival aberto ao público na Capital

Notícias mais lidas agora

Acusado de golpe em MS e preso com dono da Ultrafarma foi elo de operação com esmeraldas

senadores de ms

Confira quais senadores de MS assinaram CPI contra Adultização de Crianças

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

VÍDEO: Boi ataca moradores após carreta boiadeira tombar em Sidrolândia

Últimas Notícias

Cotidiano

Para obras de melhoria na infraestrutura urbana, Prefeitura assina contrato de R$ 537 mil

O contrato tem vigência de 90 dias e entrega das obras pode ocorrer em até 12 meses

Polícia

Servidor do TJ tenta aplicar golpe de compra de celular em frente ao Fórum de Campo Grande

Conselho decidiu pela não demissão do servidor

Famosos

‘Errei muito e me arrependo’, diz suposta amante de Tirullipa após caso vir à tona

Dani Lopes quebrou o silêncio e demonstrou arrependimento após Tirullipa assumir o caso extraconjugal; confira

Cotidiano

Em 40 anos, Pantanal perdeu 1,7 milhão de hectares de áreas naturais

Em 2024 o bioma apresentou superfície de água 73% abaixo da média registrada entre a partir de 1985, afirma estudo do MapBiomaz