Pular para o conteúdo
Política

Prefeito de MS cria gabinete com ‘superpoderes’ para primeira-dama, mas recua após polêmica

Decreto dizia que secretários e procurador não teriam poder de barrar ações propostas por ela
Marcus Moura -
Compartilhar
Prefeito e primeira-dama em postagem feita em rede social. (Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Paulo Montagna (PSD), criou nesta quarta-feira (19) um gabinete que confere ‘superpoderes’ à sua esposa e primeira-dama, Cleire Arguelho. No artigo 4º da medida, ficava determinado que nem mesmo secretários municipais e o procurador-geral poderiam barrar as atividades propostas por ela.

No entanto, após péssima repercussão da medida, ele anunciou a revogação do artigo.

Conforme a publicação do Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o objetivo do gabinete é dar à primeira-dama um papel de protagonismo na coordenação e execução de projetos de relevância social, sem gerar vínculo funcional ou custos extras para o município. Clique AQUI para conferir o decreto na íntegra (página 562).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Prática é comum Brasil a fora

A criação de um gabinete para esposas de chefes do Executivo é algo comum. Cidades como Porto Alegre, Gramado e até mesmo Laguna Caarapã, distante 281 quilômetros de Campo Grande, criaram esse espaço na administração para apoiar ações de suas respectivas primeiras-damas. Até mesmo a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, possui um gabinete.

Entretanto, o gabinete destinado a Cleire Arguelho concentraria um poder incomum. No artigo 4º do decreto, ficou determinado que nenhum secretário municipal, diretor-presidente, chefes de autarquias e fundações, assim como o procurador-geral, “deveriam impor qualquer óbice às atividades propostas pela primeira-dama sem justo motivo”.

O trecho também diz que ela teria acesso irrestrito a qualquer informação que desejasse na máquina pública. “Ela pode solicitar tudo o que considerar relevante diretamente para o responsável pela produção ou guarda das referidas informações”.

O que dizem prefeito e primeira-dama

Questionado sobre a medida, o prefeito Leocir Montagna afirmou ao Jornal Midiamax que o decreto será editado justamente devido à redação do referido parágrafo. Em nota enviada por ele e pela primeira-dama, ambos justificaram o decreto e a revogação do artigo.

“A criação do Gabinete da primeira-dama é comum em diversos municípios e estados da federação e auxilia na regulamentação de uma atividade desenvolvida sem despesas adicionais ao município. Em virtude da polêmica, o prefeito optou por revogar o decreto, e em momento algum foram dados poderes de gestão ou de autoridade sobre qualquer secretaria municipal”, disseram em nota.

Cleire é funcionária pública efetiva do município e estaria em estágio probatório, segundo apurado pela reportagem. Conforme o Portal da Transparência, ela está lotada na Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, e seu último vencimento, do mês de janeiro, foi de R$ 3.150,28.

Denúncias acompanham decreto polêmico

Denúncia feita através do Canal do Jornal Midiamax no WhatsApp (67) 99207-4330 acusa a primeira-dama de ter abandonado a função que desempenhava no município antes da atual gestão tomar posse. Ela estava lotada para atendimento no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) da cidade, mas desde que o marido virou prefeito, o cargo está vago – o que estaria prejudicando o atendimento à população.

A respeito do assunto, Cleire disse que o município resolverá a reposição do servidor. “Será resolvido o mais rápido possível”.

Montagna é empresário do ramo da construção civil e foi vereador entre 2013 e 2016.

Prédio da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste. (Foto: Reprodução/CMSGO)

O que diz quem fiscaliza?

Antes do anúncio da revogação da medida, o vereador Geraldo Rolim (PSDB) disse que foi surpreendido com a medida e que haveria uma reunião extraordinária para debater a legalidade do decreto.

“Forma um gabinete paralelo e, quando a gente olha o decreto ali, no artigo 4º, dá a sensação de que a primeira-dama terá mais poderes e estará acima dos secretários em si”, afirmou. Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a possibilidade de desvio de função, já que Cleire é funcionária pública.

Já a vereadora Ana Moreira (PL) preferiu não comentar a medida, mas afirmou que ficou sem palavras ao tomar conhecimento do decreto. Após ser informado pela reportagem sobre a revogação do artigo, o vereador Geraldo Rolim afirmou que não houve reunião entre os vereadores para debater o assunto.

“Acredito que a revogação seja fruto da repercussão negativa e questionamentos sobre a legalidade”, completou.

O Jornal Midiamax procurou todos os parlamentares da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, mas somente os citados na matéria responderam ao contato da reportagem.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados