Pular para o conteúdo
Política

Sem concursos, prefeita de Bataguassu é proibida de nomear comissionados

O TAC ainda estabelece o compromisso de realizar concurso público para cargos efetivos no prazo de até 18 meses
Vinicios Araujo -

TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o município de e o Ministério Público de obrigou a prefeita Wanderléia Caravina (PSDB) a não realizar contratações temporárias fora de regras estabelecidas.

O TAC ainda estabelece o compromisso de realizar público para cargos efetivos no prazo de até 18 meses. O acordo foi assinado no dia 10 de julho pela prefeita Wanderléia e pela promotora Patrícia Almirão Padovan, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da comarca.

Conforme divulgação no Diário Oficial, o acordo é resultado da constatação de que, embora haja necessidade de preenchimento de vagas permanentes no serviço público municipal, a atual gestão alegou impossibilidade técnica e financeira para realizar concurso imediato.

Diante disso, o Município poderá manter contratações temporárias exclusivamente nas condições abaixo:

  • quando se tratar de pessoas aprovadas nos processos seletivos nº 01 e 02/2025, pelo prazo de 02 (dois) anos a contar da assinatura deste instrumento;
  • em caso de afastamento de servidor efetivo titular de cargo não contemplado nos referidos processos seletivos, poderá o Município realizar novo simplificado, desde que mediante critério objetivos, com base em análise curricular e pontuação por experiência profissional prévia, exclusivamente para substituição de servidor afastado temporariamente, nos termos da legislação municipal vigente;
  • na hipótese de vacância definitiva de cargo público (vaga pura), e inexistindo candidatos aprovados em concurso público vigente, o Município poderá realizar contratação temporária precedida de processo seletivo com aplicação de prova objetiva de conhecimentos, assegurada a ampla concorrência e observância dos princípios da impessoalidade, publicidade e meritocracia. Nessa hipótese, o contrato temporário poderá ser mantido até a homologação de novo concurso público destinado ao respectivo cargo.

Entre as cláusulas do TAC, está prevista ainda a abertura de concurso público em até 18 meses sob obrigação de contratação de empresa especializada e idônea para aplicar as provas do certame, com vedação expressa à participação de pessoas ligadas à Administração Pública municipal.

Além disso, o concurso deverá ter validade de dois anos, prorrogável por igual período, e ampla divulgação.

O acordo também estabelece multa pessoal de R$ 500 por dia, limitada a 30 dias, caso a Prefeitura descumpra os prazos acordados ou mantenha servidores contratados fora dos critérios legais. A penalidade será revertida ao fundo previsto na Lei de Ação Civil Pública.

Apesar do prazo definido, a Prefeitura poderá solicitar prorrogação mediante justificativa fundamentada, desde que haja comprovação da causa e aceite do MP.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois projetos estão pautados para votação da 1ª sessão da Câmara após recesso

Barbosinha assume MS com Riedel em viagem à Ásia

estátua

Entre feminicídios e homicídio, agosto terá nove júris populares em Campo Grande

Sua empresa deposita o FGTS? Instituto lança sistema para trabalhador consultar devedores

Notícias mais lidas agora

Justiça nega revogar prisão de despachante foragido por fraudes no Detran-MS

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

pt luiza ribeiro

Luiza Ribeiro representa MS no encontro nacional do PT em Brasília

Últimas Notícias

Sem Categoria

Presidente da EBC pede demissão do governo Lula

Jean Lima estava no cargo há dois anos

Cotidiano

Foi procurado? Energisa faz mutirão de negociação com clientes com contas em atraso

Consumidores podem verificar nos canais digitais da Energisa condições de negociação disponíveis

Cotidiano

Programa que concede bolsas de estudo em escolas privadas abre vagas em MS

Programa é destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e que vivam em situação de vulnerabilidade

Cotidiano

Inscrições abertas para cursos de instrumentos musicais na UFMS

Valor da matrícula é semestral e de valor acessível à população