O deputado federal Marcos Pollon (PL) fez críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar diz que o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto é fruto de uma política internacional irresponsável do petista, que, acompanhada do judiciário, tem adotado posturas incompatíveis com o que o mundo espera de uma nação democrática.
“O governo Lula expôs o país ao ridículo ao se alinhar publicamente com regimes autoritários e figuras notoriamente associadas à violação dos direitos humanos. Essa aproximação com ditadores e grupos extremistas gerou uma profunda desconfiança da comunidade internacional”, disse o deputado federal.
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi anunciada na última quarta-feira (9) e dividiu opiniões. Enquanto aliados do governo apontam interferência da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição culpa o presidente Lula pela deterioração nas relações com os EUA.
“A recente manifestação do Trump, reconhecendo a perseguição política contra Jair Bolsonaro e a necessidade de anistia aos presos do 8 de janeiro, é uma demonstração clara de que a imagem do Brasil democrático está sendo comprometida”.
Pollon ainda acredita que o Brasil está seguindo os mesmos passos da Venezuela e considera a gestão do Presidente Lula, uma ‘tragédia’ para o país.
“Embora a possível sanção internacional represente um prejuízo, ela ainda é pequena diante do dano simbólico de ver o Brasil comparado à Venezuela, uma nação arruinada pela tirania chavista. Trump enxerga no Brasil de hoje o mesmo caminho trilhado pela Venezuela em 2012. O risco é real do Brasil tornar-se irrelevante aos olhos do mundo livre e ser tratado como um Estado autoritário. A verdade é que Lula representa uma tragédia para o Brasil, tanto internamente quanto em sua projeção internacional”, ressaltou.
Após uma série de embates e troca de farpas nas redes sociais com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi definida a porcentagem sobre os produtos importados do Brasil. Trump fez o anúncio na rede social Truth Social, onde menciona perseguição do STF (Supremo Tribunal Federal) ao ex-presidente Bolsonaro.
Além disso, o norte-americano diz ainda que as relações comerciais entre o Brasil e os EUA são injustas. Até o momento, Donald Trump já definiu tarifas de ao menos sete países, sendo o Brasil com o maior percentual.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***