Pular para o conteúdo
Política

Oitiva começa com tensão e ‘ex-chefão’ do Consórcio ameaça: ‘Vou fazer uso do silêncio’

Ex-diretor do Consórcio, João Resende disse que já foi acionista das empresas que comandam o transporte coletivo
Dândara Genelhú -
cpi chefão consórcio
João Resende ameaçou ficar em silêncio na CPI. (Henrique Arakaki, Midiamax)

A oitiva de João Resende, ex-diretor do , começou com tensão na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) nesta segunda-feira (16). Desde a apresentação inicial, o ‘ex-chefão’ ameaçou fazer uso do direito de silêncio — permitido para investigados da Comissão.

“Com certeza vai ser histórico, os senhores têm o compromisso com e eu também tenho”, disse o ex-diretor. Logo depois, questionou os vereadores da Comissão.

“Quero me vestir na condição não de componente da CPI, estou aqui para responder, não para perguntar. Mas como os senhores têm compromisso com a verdade, quero fazer a seguinte pergunta, iniciando pela vereadora Ribeiro: a senhora leu o contrato, conhece todas as cláusulas do contrato?”, perguntou.

Então, o presidente da Comissão, Lívio Leite (União), fez uso da palavra para advertir o ex-diretor das empresas. “Prefiro que o senhor faça suas considerações iniciais, porque quem pergunta aqui somos nós”, disse.

Contudo, Resende não aceitou o apontamento do presidente da CPI do Consórcio. “Eu não abro mão, o senhor leu as 7,5 mil partes? Então o senhor não conhece o contrato pelo completo? O senhor está investigando algo que não conhece”, afirmou o ex-diretor.

LEIA – CPI do Consórcio chega a 616 denúncias sobre transporte público de Campo Grande

cpi consórcio
Lívio interferiu para pedir que João Resende respeitasse vereadores. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Direito de silêncio

Na CPI, João Resende afirmou que era um dos donos do Consórcio; ou seja, tinha porcentagem de ações das empresas que comandam o em Campo Grande. Porém, não respondeu sobre os lucros que obteve com os 2% das empresas. Questionado pela relatora Ana Portela (PL), João Resende indagou novamente a comissão.

“Os senhores também nem sequer perguntaram, não ouvi uma pergunta dessa comissão. Não me interrompa”, disse, quando Lívio tentou interferir.

“Se o senhor me interromper, vou fazer uso do meu direito de silêncio”, ameaçou Resende.

Assim, Lívio pediu novamente respeito ao investigado. “O senhor está afrontando a Comissão, está sendo desrespeitoso. Nós estamos sendo educados com o senhor. Quero pedir, mais uma vez, o senhor tem muito a falar, tem muito a contribuir para essa Comissão”, disse o presidente.

“Se eu não falar, falo com a imprensa depois”, ameaçou Resende novamente, durante a fala do presidente da CPI. “O senhor vai continuar me interrompendo?”, questionou Lívio.

A relatora da CPI, Ana Portela (PL), questionou sobre a situação financeira alegada pela empresa. “Se vocês tiveram lucro entre 2015 e 2019, por que, desde lá de trás, vocês já não se prepararam para o que está acontecendo agora?”.

Então, João disse que ficaria em silêncio. “Vou requerer o meu direito de permanecer em silêncio”. Após intervenção do presidente novamente, disse que os vereadores não procuram a verdade. “O dia que os senhores resolverem saber da verdade, me acionem”.

Ana Portela reforçou: “Se tiveram lucro entre 2015 e 2019 e não renovaram a frota, é um problema que vieram empurrando com a barriga”. João ficou em silêncio até o fim das questões da relatora.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governadores de direita manifestam apoio a Bolsonaro após prisão domiciliar

Procon realiza palestras de prevenção a golpes contra idosos

Polícia reforça segurança e fecha Esplanada após prisão domiciliar de Bolsonaro

De Pernambuco, homem descobre carro financiado em seu nome

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Neymar despacha o Juventude, tira Santos da zona de queda e mostra que já pode voltar à seleção

Últimas Notícias

Polícia

Defensoria lança cartilha sobre abordagem policial

Cartilha busca promover a segurança de todas as pessoas durante uma abordagem

Mundo

EUA podem exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos sob programa piloto

O governo dos EUA já havia publicado uma regra temporária

Polícia

Mulher e genro são indiciados por falsa comunicação em golpe do seguro

Informando terem sido vítimas de roubo à mão armada

Conteúdo de Marca

PG Tigrinho: Slot simples em estilo asiático com surpresas

Os jogadores que se deparam pela primeira vez com a slot machine única Fortune Tiger PG notam imediatamente o seu design colorido. A slot combina com sucesso o clássico do gênero com novas opções. Além dessas características, o dinâmico caça-níquel do conhecido provedor PG Tigrinho possui outros atrativos para os jogadores brasileiros. Mas afinal, o … Continued