Pular para o conteúdo
Política

No surto dos bebês reborn, lei quer proibir atendimento público a bonecas em MS: ‘o SUS é para humanos’

Bebês reborn são tratados até como filhos reais e levantaram discussão nas redes sociais
Fábio Oruê -
reborn
Bebês reborn são realidade em MS (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Os bebês reborn, que dividiram opiniões nas redes sociais nas últimas semanas, podem acabar impedidos de receber atendimento nas unidades de saúde de ou qualquer outro tipo de serviço público caso projeto de lei passe na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

PL protocolado na quinta-feira (15) proíbe a utilização de serviços públicos estaduais essenciais aos cidadãos por ou para atender objetos inanimados, como os bebês reborn. O objeto da lei considera qualquer item que não tem e jamais teve vida, independente da aparência ou vínculo emocional.

‘Mães’ de bebês reborn alegam grande vínculo afetivo com os bonecos, com quem mantém rotinas familiares da mesma forma que uma criança humana. A saúde mental também entrou em discussão após a repercussão dos hábitos das ‘mamães’.

“É inaceitável que o sistema público de saúde, que já enfrenta filas imensas e recursos escassos, seja procurado para prestar atendimento a uma boneca reborn ou sua similar. O SUS existe para atender vidas humanas”, alega o autor do projeto, deputado João Henrique Catan (PL).

O projeto ainda impede o uso de atendimentos prioritários, filas preferenciais, vagas de estacionamento destinadas ao público com prioridade de atendimento ou qualquer outro benefício em condição de prioridade, ou preferência em razão da apresentação, ou alegação de vínculo com bonecas reborn – ou qualquer objetos inanimados.

reborn
João Henrique Catan (Divulgação, Ascom)

Bebês reborn x saúde mental

Para Catan, algumas pessoas desenvolvem vínculos com os bebês inanimados em situações de luto ou problemas psicológicos, tratando-os como filhos reais. Isso pode levar à busca por cuidados de saúde “para o bebê”.

Entretanto, isso acaba revelando a necessidade de apoio psicológico e necessidade de tratamento para a pessoa, e não para o boneco. Pela proposta, quem descumprir a lei estará sujeito a multa equivalente a 10 vezes o custo estimado do serviço público indevidamente solicitado.

‘Pais de reborn’ ainda podem acabar encaminhados compulsoriamente para avaliação e acompanhamento nos programas públicos de saúde mental existentes no Estado, conforme regulamentação da Secretaria de Estado de Saúde. Além disso, o valor referente à multa será destinado para o tratamento de pessoas com transtornos mentais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Últimas Notícias

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos