Nesta terça-feira (2), a Comissão Temporária Externa aprovou plano de ação contra o ‘tarifaço’ dos Estados Unidos. Presidente e relatora, respectivamente, Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP) comemoraram o projeto de negociação econômica com os norte-americanos.
“Vamos defender empregos, proteger nossa produção e garantir previsibilidade para a economia brasileira”, destacou o senador por Mato Grosso do Sul Nelsinho Trad. Logo, o parlamentar explicou que “A comissão vai ouvir os setores produtivos, mapear impactos e buscar soluções no diálogo com os EUA. Juntos vamos preservar empregos e oportunidades para os brasileiros”, garantiu.
Já a vice-presidente, Tereza Cristina, disse que a Comissão terá dois eixos de concentração. Um deles para “[…] reunir informações das diversas partes envolvidas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, para construir um quadro claro de interesses, motivações e forças. Atuantes em ambos os lados”, pontuou.
Outro eixo seria para “[…] cultivar canais de interlocução com atores-chave dos dois países. Especialmente com integrante do Congresso norte-americano e do empresariado com atuação destacada naquele mercado” afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Plano da Comissão
O plano de trabalho não menciona a ativação da lei da retaliação, aprovada neste ano pelo Congresso Nacional. Então, o documento inclui a escuta dos setores produtivos, o mapeamento dos efeitos econômicos e o fortalecimento do diálogo com parlamentares e lideranças empresariais norte-americanas em ação suprapartidária.
Em agosto, o Governo Federal lançou um pacote de R$ 30 bilhões em linha de financiamentos para ajudar as empresas exportadoras prejudicadas.
Além disso, o grupo inclui os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A comissão foi instalada após a viagem a Washington, em julho passado, na busca por tentar refrear a sobretaxa aos produtos brasileiros. Os Estados Unidos não recuaram da tarifação, mas excluíram alguns itens como celulose, minério de ferro, entre outros.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)