O senador Nelsinho Trad (PSD) disse neste domingo (21), em Campo Grande, que acertou para a semana que vem, em Brasília, reuniões com dois senadores dos Estados Unidos da América. Na pauta, informou ele, o assunto tratado será o decreto executivo assinado pelo presidente americano, Donald Trump, que impôs desde o dia 6 deste mês a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados a eles.
A declaração de Nelsinho ocorreu no ato político que marcou a filiação do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ex-PSDB por década, agora filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Semana que vem nós vamos ter novidades. Estou aguardando a vinda de dois assessores de senadores que a gente visitou nos Estados Unidos, está marcado lá em Brasília. Vão vir para manter o diálogo que a gente estreitou e a gente espera que não venha mais nada de lá para cá, que por enquanto está conseguindo se adequar”, disse o senador.
Em julho passado, uma comitiva de oito senadores, liderada por Nelsinho Trad, foram aos Estados Unidos como tentativa de reverter o repulsivo “tarifaço”.
Uma das justificativas de Trump pelo castigo econômico imposto, segundo ele, tem a ver a perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Semana passada, a primeira turma do STF, o Supremo Tribunal Federal, condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado.
O ex-mandatário foi sentenciado por crimes contra o Estado Democrático de Direito. Hoje, ele cumpre prisão domiciliar, de tornozeleira eletrônica e está inelegível até 2030. Quando a recente condenação, Bolsonaro recorreu e deve aguardar decisão. Se confirmada vai para a cadeia.
Efeito
O Jornal Midiamax quis saber de Nelsinho Trad se a sentença aplicada contra Bolsonaro pode complicar ainda mais na questão do tarifaço.
E ele assim se manifestou: “olha, é uma pergunta difícil, tem que chamar a ajuda dos universitários [brincou]. Mas o que eu quero dizer é que espero que não, porque o impacto de medidas para a economia é muito ruim”.
Efeitos da medida americana já reflete por aqui. Segundo a balança comercial, o comércio no Brasil, em setembro de 2025, mostra uma desaceleração no varejo, com tendência de baixa após um período de crescimento, mas o comércio exterior apresenta recuperação com aumento das importações e uma queda nas exportações no início de setembro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.