Pular para o conteúdo
Política

Nelsinho destaca relatoria de Tereza na retaliação ao ‘tarifaço’ de Trump: “protege o Brasil”

Proposta relatada por Tereza Cristina foi aprovada no Senado
Dândara Genelhú, Fábio Oruê -
relatoria tereza nelsinho
Tereza e Nelsinho representam MS no Senado. (Reprodução, Redes Sociais)

A aprovação do projeto que prevê a retaliação ao ‘tarifaço’ do governo Trump protege o de regras unilaterais, diz o senador por , (PSD). O parlamentar destacou a relatoria da senadora por MS, (PP), no Senado.

Os senadores aprovaram a matéria na terça-feira (1). “Aprovamos na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o projeto de reciprocidade. Relatado com equilíbrio e competência pela senadora Tereza Cristina, que está ao meu lado na presidência da Comissão de Relações Exteriores”, pontuou o senador.

Além disso, afirmou que “o texto responde a uma demanda real: proteger o Brasil diante de regras comerciais e ambientais unilaterais, sem abrir mão do diálogo e da diplomacia”.

Por isso, a resposta às ameaças externas. “O Senado responde com união e o Brasil demonstra que precisamos agir com responsabilidade, estratégia e senso de Estado”.

Por fim, disse que “o próximo passo é aprofundar esse debate na CRE e fortalecer as pontes com nossos parceiros internacionais”.

Relatoria

A senadora Tereza Cristina explica em seu relatório que o objetivo não é punir, mas oferecer uma alternativa ao que considera uma “paralisia do mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio” desde 2020 — o que seria o modo natural de evitar medidas de outros países para privilegiar a produção estrangeira em detrimento da brasileira.

Segundo o texto, as exigências estrangeiras de que produtos nacionais cumpram requisitos ambientais mais rígidos do que as proteções brasileiras. Então, por exemplo, podem gerar imposição de taxas nas importações brasileiras de bens estrangeiros.

Ao todo, são três medidas protecionistas que o projeto tem objetivo de evitar de outros países, por meio de três contramedidas que poderão ser adotadas por parte do governo federal. O relatório aprovado é um substitutivo (versão alternativa) ao projeto original, do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com superlotação, fila para procedimentos e falta de médicos, HRMS continua sob investigação

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

Investigação é arquivada apesar de reconhecer falha hospitalar em parto de natimorto em MS

Audiência pública em Dourados discute violência contra crianças e adolescentes

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Ex-comandante da Aeronáutica diz que alertou Bolsonaro sobre inexistência de fraude nas urnas

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Os moradores devem abrir portas e janelas das residências para que o veneno possa atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos

Transparência

PF apreendeu R$ 510 mil em operação contra fraudes em licitações na gestão de Reinaldo

Ex-servidores da SED, ex-adjunto da Educação e empresários foram alvos de operação nesta quarta-feira

Brasil

Lula assina medida provisória da reforma do setor elétrico

Lula apresentou o desenho final da proposta que busca gratuidades na tarifa para milhões de pessoas e abertura de mercado para baixa tensão

Polícia

Perseguição a traficante termina com tiros e carro apreendido com quase 1 tonelada de drogas

Traficante abandonou o carro e fugiu na manhã desta quarta-feira (21)