O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado Federal, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), convocou reunião extraordinária para a próxima terça-feira (15). O encontro discutirá estratégia brasileira diante do ‘tarifaço’ adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afetam o comércio de produtos brasileiros.
Senadores querem esclarecer os impactos e definir os próximos passos diante das barreiras comerciais impostas. “Vamos alinhar, para obter a resposta do Brasil às tarifas impostas pelos EUA”, disse Nelsinho.
A reunião contará com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agricultura, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Para o senador, o Brasil deve preservar o bom relacionamento com Estados Unidos — uma parceria de mais de dois séculos. “Temos que buscar a pacificação desse entendimento para que o nosso comércio não fique prejudicado”, afirmou.
Missão parlamentar até Donald Trump
Ainda segundo Trad, o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília propôs a formação de uma missão parlamentar brasileira a Washington para estabelecer um canal direto de diálogo com o Congresso norte-americano, e assim chegar até Donald Trump. A iniciativa já conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin.
A mobilização no Senado reflete a preocupação com os impactos econômicos e diplomáticos das medidas americanas. “Defendemos o uso da diplomacia parlamentar como instrumento institucional para garantir a competitividade dos nossos produtos no mercado internacional”, destacou o senador.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.