Após completar um mês do tarifaço de 50% dos Estados Unidos em cima de produtos brasileiros, o senador Nelson Trad Filho, o Nelsinho do PSD, disse que o julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) que está acontecendo pode ser decisivo para a situação melhorar ou não com o presidente americano, Donald Trump.
“Teremos um cenário antes do julgamento e outro depois. Acho que o Brasil não deve deixar de tentar negociar com os Estados Unidos. Estamos esperando o resultado para sabermos quais os rumos iremos tomar”, disse Nelsinho.
O senador, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, avalia que a melhor estratégia é colocar os setores afetados com o tarifaço para conversar com o governo americano. “No setor do café que ficou fora, setores que ficaram fora, porque esse é o recado que eles deram de lá para cá”, finalizou.
Entenda
Entrou em vigor no dia 6 de agosto, o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. No entanto, a taxação extra impactou na venda da carne bovina, enquanto livra outros produtos mais vendidos por Mato Grosso do Sul aos norte-americanos.
Conforme o texto do documento oficial divulgado pela Casa Branca no dia 30 de julho, a celulose e o ferro-gusa não terão a taxação adicional de 40%, que já soma a taxa de 10% de exportação ao país.
A lista também livra 694 produtos, que mantiveram tarifa de 10%, já aplicada atualmente de forma recíproca entre os países. Dessa forma, ficaram de fora do tarifaço o suco e a polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.
Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes. No entanto, café, frutas e carnes, que possuem grande volume de exportação para os EUA, não estão entre as exceções aplicadas e serão taxados com a porcentagem extra.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.