Para o deputado Vander Loubet (PT), ‘não havia outro caminho’ a não ser a maioria do STF (Supremo Tribunal Federal) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por organização criminosa. Nesta quinta-feira (11), a ministra Carmen Lúcia votou com o relator e formou maioria pela condenação, com placar de 3 a 1.
“O julgamento do ex-presidente Bolsonaro seguiu todos os ritos previstos dentro do Estado Democrático de Direito”, pontuou o deputado federal por Mato Grosso do Sul. Vander destacou que Bolsonaro “teve direito à defesa e a apresentar contraditório”.
Contudo, apontou que “o conjunto de provas é muito robusto, é muito gritante, portanto, não havia outro caminho a não ser o da condenação”.
Ademais, disse que o momento é “algo histórico – e pedagógico – para o Brasil, assim como o julgamento dos criminosos do 8 de janeiro. É importante que a Justiça mostre que aqueles que atuarem para derrubar a democracia brasileira terão que pagar por seus atos”, finalizou o parlamentar.
LEIA – STF forma maioria para condenação de Bolsonaro
Votos no STF
Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino também votaram para a condenação do ex-presidente, enquanto Luiz Fux votou para a absolvição. Ainda falta o voto de Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.
No entanto, os ministros ainda terão outras decisões que serão tomadas em novas votações, como o tamanho da pena de Bolsonaro e dos outros réus do julgamento. O STF não costuma definir prisão imediata, e os réus devem recorrer em liberdade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.