Na reta final para eleição de Mesa Diretora, senadores de MS declaram apoio para presidência

Senadores por Mato Grosso do Sul se preparam junto aos outros 78 parlamentares para eleger um novo presidente para a Casa de Leis em Brasília. A eleição da Mesa Diretora do Senado acontece em 1º de fevereiro. Os mandatos serão de dois anos. Assim, integrantes da 57ª Legislatura votam nos candidatos a presidência a partir […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
senadores de ms
MS tem três senadores: Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Pode). (Reprodução, Senado)

Senadores por Mato Grosso do Sul se preparam junto aos outros 78 parlamentares para eleger um novo presidente para a Casa de Leis em Brasília. A eleição da Mesa Diretora do Senado acontece em 1º de fevereiro.

Os mandatos serão de dois anos. Assim, integrantes da 57ª Legislatura votam nos candidatos a presidência a partir das 10h, na primeira sessão preparatória.

Logo depois, às 11h, devem se reunir pela segunda vez, para definição dos demais integrantes da Mesa Diretora. Os eleitos serão responsáveis pela direção dos trabalhos legislativos no Senado.

Vale lembrar que o presidente do Senado é quem preside o Congresso Nacional. Além dele, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes e quatro secretários. Quatro senadores ficam como suplentes da Mesa.

Entre candidaturas confirmadas, está o ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador foi presidente do Senado em 2019 e 2020. Além disso, possui apoio do atual presidente da Casa de Leis, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Também se mantém na corrida ao cargo a senadora por MS, Soraya Thronicke (Pode). Ao Jornal Midiamax, assessoria da parlamentar confirmou que o nome de Thronicke se mantém na disputa.

Apoio da bancada de MS

Outros dois senadores de Mato Grosso do Sul comentaram sobre as eleições no Senado. Tereza Cristina (PP) afirmou que irá apoiar o ex-presidente da Casa, Alcolumbre. “A bancada do Progressistas no Senado decidiu, de forma unânime, apoiar o senador Davi Alcolumbre para a presidência do Senado”, explicou.

Assim, destacou que o nome de Alcolumbre é o escolhido pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária). “Faço parte e assumirei como vice-presidente da FPA para ação no Senado neste próximo biênio, também declarou apoio à candidatura de Alcolumbre. Acreditamos que ele é um candidato comprometido com o diálogo e sensível às demandas prioritárias para o setor agropecuário”, pontou sobre o candidato.

Sobre MS ter um nome na disputada, disse que é uma decisão que merece respeito. “A senadora Soraya tem todo o direito de concorrer à Mesa, é uma decisão dela que deve ser respeitada, caso se efetive – como a de todos os demais senadores e senadoras”, afirmou.

O senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou que recebeu apresentação de propostas de dois candidatos. “Por enquanto, dois candidatos vieram apresentar suas propostas: senador Davi Alcolumbre e senador Astronauta Marcos Pontes”.

Assim, comentou sobre as expectativas para eleição. “A maioria dos senadores pelas conversas informais aponta preferência pela candidatura do senador Davi Alcolumbre, estou nesse meio”, pontuou.

Por fim, disse ao Midiamax que soube do interesse da colega de MS ao cargo de presidente do Senado por meio da imprensa. “Vi pela imprensa o desejo da senadora Soraya Thronicke. Ela ainda não veio se apresentar como candidata até a mim”.

Conteúdos relacionados

aquidauana drenagem