O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve visitar Mato Grosso do Sul na próxima semana. O indicativo é de que passe por Campo Grande e Dourados em 9 de agosto. Assim, deverá participar de entregas para a comunidade indígena do Estado, como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ademais, Padilha possivelmente vai participar da abertura da licitação para construção de duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em aldeias indígenas de Dourados.
Já na Capital, o ministro deve realizar o pagamento do acelerador linear, aparelho destinado a atender o Hospital de Câncer de Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, há expectativa de o ministro realizar a cerimônia na Capital e, em seguida, partir para Dourados, para entregas da saúde indígena.
A agenda pode sofrer alterações. Ao Midiamax, o deputado federal Geraldo Resende informou que se trata de uma agenda preliminar.
Aparelho de R$ 8 milhões
Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Saúde emitiu a ordem bancária de R$ 8.042.937,54 para a compra de um novo acelerador linear, equipamento fundamental para os atendimentos de radioterapia, a ser destinado ao Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande.
Fabricado na Inglaterra, o equipamento já foi adotado por hospitais de referência internacional, como Albert Einstein (SP), além de centros médicos nos Estados Unidos e na França. Em junho de 2025, o Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu um acelerador, também fruto de aquisição do Ministério da Saúde.
Assim, o aparelho substituirá o acelerador atual, em uso há 30 anos. Por fim, a troca permitirá ampliar a oferta de sessões de radioterapia, otimizando a capacidade de atendimento da unidade, que é referência no tratamento contra o câncer em Mato Grosso do Sul.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***