Pular para o conteúdo
Política

‘Migué’ do Consórcio Guaicurus e tarifaço na carne de MS são debatidos na Câmara de Campo Grande

A sessão ordinária acontece nesta manhã de terça-feira, no plenário da Casa de Leis
Anna Gomes -
Sessão na Câmara (Foto: Fabio Oruê, Jornal Midiamax)

A Câmara de vai debater um projeto de lei que proíbe o Consórcio Guaicurus de reduzir o número de linhas de ônibus durante as férias escolares. Na sessão desta terça-feira (12), criadores de gado também devem relatar os impactos do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump em cima da carne brasileira.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, dois projetos estão pautados para discussão e votação pelos vereadores da Câmara de . Em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 11.681/25, da vereadora Ana Portela (PL), que envolve o Consórcio Guaicurus, empresa responsável pelo da Capital e que costuma diminuir ônibus durante férias de alunos.

Conforme a proposta, o descumprimento desta Lei pela concessionária do serviço de transporte público será considerado infração contratual, sujeitando a empresa às penalidades cabíveis, incluindo multas e outras sanções administrativas.

Na justificativa do projeto, a vereadora argumenta que “nos meses de janeiro e julho, as empresas concessionárias reduzem significativamente a frequência das linhas, alegando queda na demanda. No entanto, essa prática prejudica milhares de trabalhadores, estudantes universitários e demais cidadãos que continuam utilizando o transporte público regularmente. Além disso, em horários de pico, a redução da frota agrava a superlotação dos ônibus, resultando em um serviço ineficiente e desconfortável para os usuários”.

Também será votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 11.698/25, que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser comemorado no dia 15 de junho. Conforme a proposta, entende-se por Johrei o método de canalização da Energia Espiritual (Luz Divina), considerado um ato sagrado, uma oração para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia. A proposta é do vereador Flávio Cabo Almi ().

Tribuna

Ainda durante a sessão, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore – Nelore MS, Paulo César de Matos, falará na Tribuna sobre a taxação imposta pelos Estados Unidos à carne brasileira, tema de grande impacto para o setor agropecuário e para a economia do nosso Estado. O convite para a Palavra Livre foi feito pelo vereador Landmark (PT).

A sessão ordinária inicia às 9 horas na Câmara Municipal e pode ser acompanhada presencialmente ou nas transmissões ao vivo da TV Câmara, no canal 7.3, e YouTube da Casa de Leis.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia apreende drogas durante Operação Presença em Campo Grande

Clima é maior desafio que humanidade já enfrentou, diz Al Gore

Polícia cumpre mandado por roubo contra preso em Dourados

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

transplantes

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

Midiamax recebe Troféu Reconhecimento da Empregabilidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Noite da Seresta retorna com show na próxima sexta

O evento integra a programação de aniversário de 126 anos da Campo Grande

Conteúdo de Marca

Visão geral das principais corretoras líderes de mercado em 2025: Quem está no topo?

Com os mercados se tornando mais ativos em 2025, um número crescente de traders está migrando para corretoras que oferecem tecnologia de ponta, suporte sólido e uma ampla gama de ativos. Com o aumento da concorrência, poucas corretoras têm conseguido se manter consistentemente no topo em termos de inovação, confiabilidade e satisfação do cliente. A … Continued

Esportes

Atlético Nacional desperdiça dois pênaltis e São Paulo segura o empate pela Libertadores

A partida se impôs como um desafio para o São Paulo

Polícia

VÍDEO: Colisão em carro com carretinha deixa dois feridos na BR-060

Carretinha do Fiat Uno estava carregada com milho