O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Gerson Claro (PP), participou do Midiamax Entrevista. Durante o encontro, comentou sobre denúncias no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e reformas no Legislativo do Estado.
Entre os projetos prioritários para a Alems neste ano, Gerson destacou o combate à violência contra as mulheres e pautas sociais.
“Tivemos três projetos de cunho social, que vieram junto com a violência que aconteceu com a Vanessa Ricarte. E depois chegamos a um número de 7 vítimas de feminicídio em 100 dias”, lamentou o presidente.
Então, pontuou que “tivemos uma força-tarefa com reunião com todas as instituições, estabelecendo novos protocolos, tomando decisões duras sem apontar dedo para erros, buscando construir uma política de segurança e que desse mais agilidade”.
Detran-MS
Ex-diretor do Detran-MS, Gerson Claro comentou sobre as denúncias que cercam o órgão. “Eu acho que tem que separar as coisas. Denúncia em órgão público que depende muito. Eu passei por uma denúncia de um sindicato. Denunciar é muito fácil, você comprovar que têm algum equívoco, alguma irregularidade e quem cometeu tem que pagar”, afirmou.
Logo, lembrou que a Casa de Leis deve fiscalizar a aplicação da legislação. “A Assembleia é fiscal nisso, no que diz respeito ao órgão público e quando chega isso a nível de delegacia e Ministério Público. Cada órgão tem sua competência e tem que fazer isso com muita responsabilidade”, explicou.
Concurso Alems
A Alems vai abrir concurso público para ingresso de novos servidores efetivos. O cronograma inicial prevê definição da comissão organizadora no próximo mês, em abril de 2025.
A informação foi anunciada pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), ao Midiamax nesta terça-feira (25). “Nós vamos fazer um concurso, a Assembleia Legislativa vai abrir um concurso”, afirmou.
Assim, explicou os prazos de procedimentos previstos para o certame. “Nós vamos fazer o concurso, instituir a comissão do concurso já no mês de abril, publicar, ver a contratação. Se for instituição pública não precisa de licitação e nós já fizemos esse compromisso com os servidores”, detalhou.
LEIA – Assembleia Legislativa de MS terá concurso público e define comissão em abril
Eleições de 2026
Além disso, o deputado estadual Gerson Claro (PP) também afirmou na entrevista que aguarda aval da presidente do PP-MS, senadora Tereza Cristina, para definir candidatura ao Senado em 2026. O Progressista estaria em busca da segunda cadeira na Casa de Leis no Congresso Nacional.
Em 2026, serão duas cadeiras ao Senado na disputa eleitoral. Ao Midiamax, Gerson afirmou que concorrerá a senador nas Eleições Gerais se a presidente do diretório sinalizar apoio. Para isso, deixaria de concorrer à reeleição na Assembleia de MS.
Assim, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) se colocou à disposição para concorrer ao cargo e dialogar sobre os temas citados no Congresso Nacional. “Se a senadora Tereza Cristina entender que o nosso nome, se ela estiver disposta a avalizar esse nome e me ajudar nesse debate, para que a gente possa fazer essa defesa dessas pautas, eu não tenho dúvida nenhuma que eu possa ser esse nome com tranquilidade para contribuir com o projeto”.
LEIA – Gerson Claro aguarda aval de Tereza Cristina para candidatura ao Senado em 2026
Obras na Assembleia de MS
O novo plenário da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) se aproxima de uma nova etapa com a conclusão do projeto arquitetônico da obra. Assim, o novo espaço terá 700 lugares para sessões ordinárias, audiências públicas e eventos na Casa de Leis.
As informações são do presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), que concedeu entrevista ao Jornal Midiamax. O parlamentar adiantou à reportagem que o projeto do novo Plenário Júlio Maia será lançado nos próximos dias.
LEIA – Assembleia de MS finaliza projeto de novo plenário com 700 lugares; confira detalhes
Aposentados
Por fim, também abordamos a busca dos aposentados pela extinção da cobrança dos 14% de contribuição. Assim, a pauta pode tomar outro rumo no Legislativo de Mato Grosso do Sul. O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Gerson Claro (PP), sugere isenção gradual da contribuição.
Então, na entrevista ao Midiamax, o presidente disse que acredita na possibilidade de isenção. “Eu particularmente entendo que é possível, óbvio que é preciso um cálculo, de como está a previdência atual hoje, quanto arrecada e quanto paga na folha e como vai estar em 20 anos”, afirmou.
LEIA – Isenção gradual é alternativa para contribuição de 14% dos aposentados, diz Gerson Claro