Pular para o conteúdo
Política

Midiamax Entrevista: Presidente da Alems comenta denúncias no Detran-MS e obras no Legislativo

Entrevista também abordou data do concurso da Alems e cobrança dos 14% aos aposentados de MS
Dândara Genelhú, Mariane Chianezi -
gerson midiamax entrevista
Gerson Claro em entrevista ao Midiamax. (Henrique Arakaki, Midiamax)

O presidente da (Assembleia Legislativa de ), deputado Gerson Claro (PP), participou do Midiamax Entrevista. Durante o encontro, comentou sobre denúncias no (Departamento Estadual de Trânsito) e reformas no Legislativo do Estado.

Entre os projetos prioritários para a Alems neste ano, Gerson destacou o combate à violência contra as mulheres e pautas sociais.

“Tivemos três projetos de cunho social, que vieram junto com a violência que aconteceu com a Vanessa Ricarte. E depois chegamos a um número de 7 vítimas de feminicídio em 100 dias”, lamentou o presidente.

Então, pontuou que “tivemos uma força-tarefa com reunião com todas as instituições, estabelecendo novos protocolos, tomando decisões duras sem apontar dedo para erros, buscando construir uma política de segurança e que desse mais agilidade”.

Detran-MS

Ex-diretor do Detran-MS, Gerson Claro comentou sobre as denúncias que cercam o órgão. “Eu acho que tem que separar as coisas. Denúncia em órgão público que depende muito. Eu passei por uma denúncia de um sindicato. Denunciar é muito fácil, você comprovar que têm algum equívoco, alguma irregularidade e quem cometeu tem que pagar”, afirmou.

Logo, lembrou que a Casa de Leis deve fiscalizar a aplicação da legislação. “A Assembleia é fiscal nisso, no que diz respeito ao órgão público e quando chega isso a nível de delegacia e Ministério Público. Cada órgão tem sua competência e tem que fazer isso com muita responsabilidade”, explicou.

Concurso Alems

Alems vai abrir concurso público para ingresso de novos servidores efetivos. O cronograma inicial prevê definição da comissão organizadora no próximo mês, em abril de 2025.

A informação foi anunciada pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), ao Midiamax nesta terça-feira (25). “Nós vamos fazer um concurso, a Assembleia Legislativa vai abrir um concurso”, afirmou.

Assim, explicou os prazos de procedimentos previstos para o certame. “Nós vamos fazer o concurso, instituir a comissão do concurso já no mês de abril, publicar, ver a contratação. Se for instituição pública não precisa de licitação e nós já fizemos esse compromisso com os servidores”, detalhou.

LEIA – Assembleia Legislativa de MS terá concurso público e define comissão em abril

Eleições de 2026

Além disso, o deputado estadual Gerson Claro (PP) também afirmou na entrevista que aguarda aval da presidente do PP-MS, senadora Tereza Cristina, para definir candidatura ao Senado em 2026. O Progressista estaria em busca da segunda cadeira na Casa de Leis no Congresso Nacional.

Em 2026, serão duas cadeiras ao Senado na disputa eleitoral. Ao Midiamax, Gerson afirmou que concorrerá a senador nas Eleições Gerais se a presidente do diretório sinalizar apoio. Para isso, deixaria de concorrer à reeleição na Assembleia de MS.

Assim, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) se colocou à disposição para concorrer ao cargo e dialogar sobre os temas citados no Congresso Nacional. “Se a senadora Tereza Cristina entender que o nosso nome, se ela estiver disposta a avalizar esse nome e me ajudar nesse debate, para que a gente possa fazer essa defesa dessas pautas, eu não tenho dúvida nenhuma que eu possa ser esse nome com tranquilidade para contribuir com o projeto”.

LEIA – Gerson Claro aguarda aval de Tereza Cristina para candidatura ao Senado em 2026

Obras na Assembleia de MS

O novo plenário da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) se aproxima de uma nova etapa com a conclusão do projeto arquitetônico da obra. Assim, o novo espaço terá 700 lugares para sessões ordinárias, audiências públicas e eventos na Casa de Leis.

As informações são do presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), que concedeu entrevista ao Jornal Midiamax. O parlamentar adiantou à reportagem que o projeto do novo Plenário Júlio Maia será lançado nos próximos dias.

LEIA – Assembleia de MS finaliza projeto de novo plenário com 700 lugares; confira detalhes

Aposentados

Por fim, também abordamos a busca dos aposentados pela extinção da cobrança dos 14% de contribuição. Assim, a pauta pode tomar outro rumo no Legislativo de Mato Grosso do Sul. O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Gerson Claro (PP), sugere isenção gradual da contribuição.

Então, na entrevista ao Midiamax, o presidente disse que acredita na possibilidade de isenção. “Eu particularmente entendo que é possível, óbvio que é preciso um cálculo, de como está a previdência atual hoje, quanto arrecada e quanto paga na folha e como vai estar em 20 anos”, afirmou.

LEIA – Isenção gradual é alternativa para contribuição de 14% dos aposentados, diz Gerson Claro

Confira a entrevista completa:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados