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Política

‘Melhora no tráfego e diminuição de acidentes’, estima Geraldo Resende sobre leilão da BR-163

Novos investimentos reduzem as duplicações em MS
Dândara Genelhú -
deputado federal geraldo resende ccr br-163
Deputado federal por MS, Geraldo Resende. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Para o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (PSDB), o leilão da BR-163 em MS “é o recomeço da possibilidade de vermos essa rodovia ser, de fato, melhorada”. O parlamentar acredita na melhora do tráfego e diminuição de acidentes na rodovia de responsabilidade da CCR.

Marcado para a quinta-feira (22), o leilão possui apenas uma interessada na contratação: a Motiva — novo nome da CCR após repaginação.

Os novos investimentos reduzem o número de duplicações na estrada. Contudo, o deputado explicou que “vão ser construídas terceiras vias. Vai ter várias obras de arte ao longo da rodovia, várias intervenções que poderão ser iniciadas com o mínimo de tempo possível”.

Então, disse que as obras podem reduzir as ocorrências. “Vejo exatamente os trechos de duplicação e da construção das terceiras vias melhorando em muito o tráfego e a diminuição de acidentes ao longo da BR-163 em Mato Grosso do Sul”.

Atraso

O parlamentar sustentou ainda que o contrato com outra empresa poderia atrasar as melhorias. “Se o projeto não der certo e a Motiva, o novo nome da CCR Vias, não for a empresa que apresentar a melhor proposta, eu acredito que nós podemos ter um retardo, no mínimo de seis anos”, apontou.

Assim, defendeu que “o nosso povo não pode pagar esse preço altíssimo, porque continuarão existindo muitos acidentes que vão levar vítimas fatais como tem acontecido ultimamente”. Por fim, afirmou que “o projeto foi formatado de uma determinada direção que os erros que aconteceram na licitação anterior, feita há mais de dez anos, vão ser corrigidos”.

Ademais, citou que é “o mesmo processo que está sendo feito nas concessões que foram devolvidas ao governo federal”. Por fim, disse que “temos que aproveitar e temos que torcer para isso dar certo, porque o Mato Grosso do Sul viu um momento espetacular na sua economia, com a vinda de plantas, principalmente de indústrias importantes que estão se localizando ao longo da BR-163”.

CCR é investigada

Enquanto se aproxima da manutenção do contrato, a CCR é investigada pelo MPF (Ministério Público Federal) por supostas irregularidades na concessão inicial. A Motiva, repaginada CCR MSVia, é a única interessada no leilão da BR-163 em Mato Grosso do Sul — que acontece na próxima quinta-feira (22). A empresa é a atual responsável pela concessão bilionária, que deixou mais de 80% da rodovia sem duplicações e soma 18 acidentes a cada quilômetro nos últimos anos.

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Instaurado pelo MPF por portaria de 5 de maio, o inquérito apura “supostos indícios de possível irregularidade, em tese, concernente à execução do contrato de concessão firmado em 2014 para a exploração da BR-163/MS, pela CCR MSVia”. Além disso, investiga a “proposta de repactuação da concessão federal, mormente tendo em conta a não realização das obras de duplicação da rodovia, previstas no instrumento”.

O inquérito foi instaurado após encaminhamento de denúncia dos deputados estaduais de MS ao Ministério Público Federal.

LEIA – Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Bilionária

Assim, deputados estaduais de MS apontam que a captação de recursos para a BR-163/MS entre 2014 e 2017 é de quase R$ 4 bilhões para a CCR MSVia.

Por outro lado, o investimento da concessionária na estrada é de R$ 1,8 milhão ao longo de 10 anos. O número confirmado pela CCR MSVia em documento oficial é ainda menor do que o apontado pela denúncia.

Demonstrativo financeiro auditável da CCR MSVia aponta que 19,5 milhões de veículos transitaram na rodovia durante 2024. Apenas no ano passado, a concessionária arrecadou R$ 229 milhões com pedágio em Mato Grosso do Sul.

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