Mesmo com níveis de aprovação em baixa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso este recupere seus direitos políticos, e os demais candidatos presidenciáveis, se a eleição fosse realizada hoje, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra que o petista tem 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 30%. O pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12%, seguido de Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 9%, e 2% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 cidades, entre terça-feira (1) e quinta-feira (3).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Sem Bolsonaro, Lula também venceria candidatos
O instituto também mediu o cenário sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com os direitos políticos suspensos e inelegível até 2030. Lula venceria todos os nomes apresentados pela direita.
O petista lidera a intenção de votos neste cenário com 35%. Em seguida, aparece Tarcísio de Freitas com 15%, e Ciro e Marçal com 11%. Na lista ainda estão o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 5%, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3% cada. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, que já declarou sua pré-candidatura, tem 2%. Brancos e nulos somam 11%, e 3% não sabem ou não responderam.
Cenário com Eduardo Bolsonaro
No cenário com o filho 02 do presidente, deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL), Lula também sairia vitorioso. O presidente aparece com 35% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 12%, e Eduardo Bolsonaro, com 11%. Pablo Marçal (PRTB) tem 10%, Ratinho Júnior (PSD) 6%, Romeu Zema (Novo) 4%, Eduardo Leite (PSDB) 4%, Ronaldo Caiado (União) 3%. Brancos e nulos somam 12%, e 3% não sabem ou não responderam.
Cenário com Michelle Bolsonaro
Numa eleição sem Bolsonaro e seus filhos, mas com a presença da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), Lula ainda venceria os adversários com 35% das intenções de voto. Michelle aparece com 15%, Ciro Gomes com 12%, e Pablo Marçal com 10%.
Ainda aparecem na lista Ratinho Júnior (PSD), com 5%, Romeu Zema (Novo), com 4%, Eduardo Leite (PSDB), com 3%, e Ronaldo Caiado (União), com 3%. Brancos e nulos somam 10%, e 2% não sabem ou não responderam.
Sem Bolsonaro e Lula
Num possível cenário sem a presença de Bolsonaro e Lula, a disputa pela presidência da República seria bastante acirrada. Ciro Gomes lidera o cenário com 19% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas, com 16%, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 15%.
Intenção espontânea de voto
O Datafolha também mediu a intenção de voto espontânea, quando não se apresenta o nome de nenhum candidato. Nesta simulação, Lula tem 20%, e Bolsonaro, 14%. Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes têm 1%.
Pessoas que afirmam que votam “no atual presidente”, “votam no PT”, “no candidato do PT” ou “não votam” somam 1% cada. Os indecisos, que ainda não sabem, são 52%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 6%, e outros 4%.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.