Pular para o conteúdo
Política

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

Presidente tem 36% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%
Marcus Moura -
Levantamento ouviu 3.054 pessoas de 172 municípios brasileiros. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mesmo com níveis de aprovação em baixa, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ainda venceria o ex-presidente Jair (PL), caso este recupere seus direitos políticos, e os demais candidatos presidenciáveis, se a eleição fosse realizada hoje, conforme pesquisa realizada pelo e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra que o petista tem 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 30%. O pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12%, seguido de Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 9%, e 2% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 cidades, entre terça-feira (1) e quinta-feira (3).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Sem Bolsonaro, Lula também venceria candidatos

O instituto também mediu o cenário sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com os direitos políticos suspensos e inelegível até 2030. Lula venceria todos os nomes apresentados pela direita.

O petista lidera a intenção de votos neste cenário com 35%. Em seguida, aparece Tarcísio de Freitas com 15%, e Ciro e Marçal com 11%. Na lista ainda estão o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 5%, o governador do , Eduardo Leite (PSDB), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3% cada. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, que já declarou sua pré-candidatura, tem 2%. Brancos e nulos somam 11%, e 3% não sabem ou não responderam.

Cenário com Eduardo Bolsonaro

No cenário com o filho 02 do presidente, deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL), Lula também sairia vitorioso. O presidente aparece com 35% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 12%, e Eduardo Bolsonaro, com 11%. Pablo Marçal (PRTB) tem 10%, Ratinho Júnior (PSD) 6%, Romeu Zema (Novo) 4%, Eduardo Leite (PSDB) 4%, Ronaldo Caiado (União) 3%. Brancos e nulos somam 12%, e 3% não sabem ou não responderam.

Cenário com Michelle Bolsonaro

Numa eleição sem Bolsonaro e seus filhos, mas com a presença da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), Lula ainda venceria os adversários com 35% das intenções de voto. Michelle aparece com 15%, Ciro Gomes com 12%, e Pablo Marçal com 10%.

Ainda aparecem na lista Ratinho Júnior (PSD), com 5%, Romeu Zema (Novo), com 4%, Eduardo Leite (PSDB), com 3%, e Ronaldo Caiado (União), com 3%. Brancos e nulos somam 10%, e 2% não sabem ou não responderam.

Sem Bolsonaro e Lula

Num possível cenário sem a presença de Bolsonaro e Lula, a disputa pela presidência da República seria bastante acirrada. Ciro Gomes lidera o cenário com 19% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas, com 16%, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 15%.

Intenção espontânea de voto

O Datafolha também mediu a intenção de voto espontânea, quando não se apresenta o nome de nenhum candidato. Nesta simulação, Lula tem 20%, e Bolsonaro, 14%. Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes têm 1%.
Pessoas que afirmam que votam “no atual presidente”, “votam no PT”, “no candidato do PT” ou “não votam” somam 1% cada. Os indecisos, que ainda não sabem, são 52%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 6%, e outros 4%.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza