Desde o final de 2023 sem partido, o deputado estadual Lídio Lopes anunciou nesta quarta-feira (20) que o partido da esposa, a prefeita Adriane Lopes (PP), deve ser ‘o caminho natural’ a ser seguido por ele.
Lídio, que havia dito que só anunciaria o novo partido em 2026, disse que a definição pode sair até outubro deste ano. “Em outubro as federações estão formadas. Aí decido para onde vou. O PP é um caminho natural, mas preciso analisar ainda por conta da quantidade de políticos com mandatos”, afirmou.
Evento em Brasília, na terça-feira (19), instalou oficialmente a federação UPb (União Progressista), com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como presidente regional em Mato Grosso do Sul e com Rose Modesto como vice.
A direção nacional será compartilhada entre os dirigentes de cada um dos partidos: senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União). No mesmo dia, o governador Eduardo Riedel formalizou a ida para o PP.
Na primeira convenção nacional da federação, a senadora disse que o União Progressista pretende fortalecer a bancada federal de Mato Grosso do Sul com candidatos que estejam alinhados às ideias do PP nas eleições em 2026.
Vale lembrar que a decisão deve sair neste ano, mas a filiação de fato pode ocorrer só em 2026, quando abrirá a janela partidária, para que políticos com mandato eletivo no legislativo possam mudar de partido sem que enfrentem implicações jurídicas.
Patriota
Anteriormente filiado e presidente do Patriota, Lídio deixou a legenda após fusão com o PTB. A fusão gerou o PRD, partido do qual Lídio se desfiliou em dezembro de 2023.
Inicialmente, quando a fusão começou a ser debatida entre o Patriota e PTB, o deputado considerou migrar para o PP, junto com a esposa. No entanto, está desde 2023 sem legenda definida.
Além dele, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) possui outro parlamentar sem legenda: Lucas de Lima.
Anteriormente filiado ao PDT, o deputado pediu desfiliação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***