Pular para o conteúdo
Política

Lei permite cães de suporte emocional nos ônibus e comércios de Campo Grande

Cão deverá ser identificado conforme descrito na lei
Dândara Genelhú -
caes suporte
Cães de suporte serão aceitos em comércios. (Reprodução, Freepik)

Cães de suporte emocional são permitidos nos transportes públicos de e comércios da cidade. A lei 7.394/2025 consta no (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (2).

“É assegurado à pessoa com transtornos mentais acompanhada de cão de suporte emocional o de ingressar e de permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo, em qualquer meio de transporte público e em estabelecimentos comerciais”, define a legislação.

Contudo, é necessária a identificação da pessoa e do cão. O cidadão deverá “apresentar atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional”. Além disso, o atestado de renovação a cada 9 meses.

Identificação dos cães

Enquanto isso, o cão deverá ter crachá branco fixado no colete, com nome do tutor, nome do cão, fotografia e a raça. O colete do cão deve ser vermelho, com escrita “suporte emocional”.

Ademais, o animal precisa de carteira de vacinação atualizada e certificado de adestramento. Em locais que precisam de esterilização individual, os cachorros não podem entrar.

A lei define ainda que o cão de suporte emocional é de responsabilidade do dono. Então, precisa de adestramento de obediência básica e a isenção de agressividade comprovados por instituição ou profissional autônomo.

Para isso, deve apresentar certificado contendo o nome, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do centro de treinamento ou CPF do instrutor autônomo. Não é permitida a cobrança de valores para permanência do cão. A infração pode render multa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para riscos do cigarro; tratamento é gratuito em Campo Grande

Fernando Barrichello, filho de Rubinho, é anunciado para a temporada de 2026 da F-3

TJMS

Campo Grande terá 12 júris populares em setembro de 2025

Homem é morto a tiros em supermercado de SP após tentar entrar com cachorro no local

Notícias mais lidas agora

PCC tinha 7 distribuidoras em MS com administrador irmão de chefe da organização

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Prefeitura aprova concessão de uso de imóvel público por empresas privadas

Últimas Notícias

Mundo

Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja

Ligação tinha como objetivo aliviar as tensões diplomáticas

Política

CPI do Consórcio Guaicurus adia relatório final após encontrar novos problemas

Comissão terá mais prazo para deixar relatório final mais 'robusto'

Cotidiano

Ação leva serviços sociais, jurídicos e de saúde aos moradores de Rochedinho neste sábado

Durante evento, Prefeitura de Campo Grande também fará a entrega de obras em escolas e certificados aos trabalhadores ruais

Cotidiano

Empresas de MS alvo de operação contra PCC tem histórico de problemas fiscais

Usina em Iguatemi movimentava bilhões de reais, mas não estava ativa, o que chamou a atenção de autoridades