Tentando driblar o tarifaço de 50% de Donald Trump em cima dos produtos brasileiros, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), já conseguiu mercado para a tilápia do Estado durante uma viagem a Singapura. O tucano viaja com uma comitiva pela Ásia desde o dia 6 deste mês.
“Pelo menos 60% da proteína animal que entra em Singapura vem do Brasil, o frango, carne suína e bovina. Na reunião com importadores, juntou a fome com a vontade de comer. Nessa altura do campeonato, com o tarifaço, quando duas empresas de Mato Grosso do Sul têm dificuldade de encontrar mercado, nós encontramos. Temos que ir atrás, e os empresários já estão em contato com o pessoal de Singapura para conversar sobre esse novo mercado que se abre”, disse o governador em uma rede social.
A comitiva de Mato Grosso do Sul chegou a Singapura, o último país na Missão Ásia, nesta madrugada de quarta-feira (13). Segundo a agenda divulgada, em Singapura, de 13 a 15 de agosto, a comitiva de MS tem reunião com o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alvin Tan.
Ainda, há encontro com representantes do Brasil em Singapura, com o grupo RGE, responsável pela Bracell em Bataguassu, e reunião com a Associação de Comerciantes de Carne em Singapura.
A expectativa é de a Bracell construir mais uma fábrica no Estado, em Água Clara, além de Bataguassu. O último dia de viagem é na sexta-feira, e o retorno ao Brasil deve acontecer no sábado (16).
A penúltima parada foi no Japão, nas cidades de Tóquio e Osaka. Na terceira maior cidade japonesa, o governador Eduardo Riedel e os integrantes da enxuta comitiva visitaram a Expo Osaka 2025.
Já em Tóquio, o governador Riedel discutiu parcerias e novos investimentos para o Estado, com grandes conglomerados empresariais, entre eles, as empresas Sumitomo e Mitsui.
Também houve encontros importantes com a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e o embaixador Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes.
Na Índia, primeiro país asiático visitado pela comitiva, Riedel apresentou os potenciais da Rota Bioceânica para o comércio entre Ásia, América do Sul e Brasil — em especial entre Índia e Mato Grosso do Sul —, em busca de abrir novos mercados para os produtos regionais e também atrair investimentos privados para o Estado.
Um dos visitados foi o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, na capital estadual, Mumbai.
Comitiva enxuta
Estão na Missão Ásia: o governador Eduardo Riedel (PSDB); o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck; e o servidor Oscar Diego de La Rubia, assessor especial do Governo de MS e responsável pela comunicação, que sempre está presente em viagens internacionais.
Ainda, o presidente da Alems, Gerson Claro (PP); Maurício Saito, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS; e mais um representante da Fiems.
Missão Ásia
A Missão Ásia do Governo de Mato Grosso do Sul acontece em três países, sendo: Singapura, Japão e Índia. O primeiro desembarque foi em Mumbai, cidade indiana, com a primeira agenda no dia 6. O retorno acontece no dia 16 de agosto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***