Em Campo Grande, a primeira-dama Janja Lula da Silva vai levar demandas das comunidades do Pantanal para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em novembro, em Belém (PA).
Na tarde desta quarta-feira (8), ela ouve mulheres que empreendem no bioma e lideranças regionais, na oficina “Vozes do Pantanal”, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Acompanhando a agenda, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou que Janja está percorrendo todos os biomas do Brasil para levar essas demandas até a COP30, que acontece na Amazônia.
“Aqui nós não estamos falando, nós estamos apenas ouvindo. Então, todas as comunidades quilombolas, indígenas e representantes vêm e falam quais são as suas demandas, o que está acontecendo e quais são os encaminhamentos, o que fazer para proteger os biomas brasileiros”, diz ao Jornal Midiamax.

Assim, segundo Tebet, muitas comunidades reclamaram que o Pantanal é um bioma frágil e, algumas vezes, discriminado pelo tamanho. O bioma pantaneiro está em sua maioria em Mato Grosso do Sul e, em menor parte, Mato Grosso.
“[…], mas é um bioma fundamental. É fundamental para garantir água no Centro-Oeste, que é o celeiro do Brasil. É fundamental porque abarca a terceira maior população indígena do Brasil”, opina Simone.
Assim como nos demais biomas, as demandas do Pantanal serão compiladas em uma carta que será entregue na COP30, a qual acontece entre 10 e 21 de novembro.
Visita
Durante a manhã, Janja visitou a sede do Instituto Tamanduá, no Jardim dos Estados. Recepcionada pela presidente da entidade, a veterinária e doutora em zoologia Flávia Miranda, a primeira-dama conheceu o trabalho da ONG, que, desde 2006, trabalha para proteger os mamíferos nativos da América do Sul: as preguiças, os tamanduás e os tatus.
Além da visita, Janja participou da reunião ‘Conhecendo as Nossas Janes’, em que conversou com mulheres cientistas que estudam animais como tamanduás, antas, ariranhas e araras-azuis. Na ocasião, as cientistas alertaram sobre como as mudanças climáticas impactam na vida das espécies.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)