Pular para o conteúdo
Política

‘Já é 2026’: partidos indicam pré-candidatos ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul

Partidos começam a se articular para trabalhar as candidaturas para as eleições de 2026
Thalya Godoy -
Ex-vereador Prof. André Luis (Novo), deputado federal Vander Loubet (PT) e senador Nelsinho Trad (PSD) devem disputar uma cadeira do Senado. (Divulgação CMCG; Nathalia Alcântara e Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

“2026 é logo ali”. As eleições municipais em outubro de 2024 mal terminaram e esta era uma das frases mais comuns no meio político. Membros dos maiores partidos já se articulam para costurar apoio ou trabalhar em pré-candidaturas. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No caso do Senado Federal, estarão em disputa duas vagas com o fim do mandato de oito anos de (PSD) e de Soraya Thronicke (PODEMOS). Já Tereza Cristina (PP) permanece no cargo até 2030. Os três são presidentes estaduais em Mato Grosso do Sul dos respectivos partidos. 

Em entrevista ao Midiamax, o senador Nelsinho Trad confirmou que deve buscar a reeleição. “A legitimidade de pleitear essa vaga é de quem está no mandato, então eu tenho essa legitimidade, vou pleitear essa vaga de reeleição. É lógico que eu vou observar as conjunturas políticas que estão nisso. Eu não vou tomar nenhuma medida sem ter o passo firme que a política exige da gente. Com muita sensatez e maturidade”, avaliou Nelsinho Trad. 

Senado em . (Agência Senado)

Outro pré-candidato ao Senado é o deputado federal Vander Loubet, do PT. “A partir de 1º de janeiro, já é 2026. Isso é inegável. Claro que 2026 passa por 2025 […] eu tenho a pretensão de ser candidato a senador. Ninguém é candidato de si mesmo, uma eleição majoritária precisa ser dentro de uma frente ampla”, explicou o deputado em evento no mês de dezembro. 

Já o ex-vereador prof. André Luiz – que era do PRD e se filiou ao partido Novo – confirmou que também deve disputar uma cadeira ao Senado Federal em 2026. “Eu estou mudando de partido e estou começando a trabalhar a minha pré-candidatura para senador para 2026, então ano que vem vai ser de viagens para o interior, de conversas para tentar ampliar o nosso trabalho de vereança para o Senado Federal […] já tô trabalhando desde já para 2026. Parece longe, mas é daqui para um ano e meio as eleições para correr atrás”, explicou o ex-vereador no último dia de sessão na Câmara de Vereadores, em 19 de dezembro.

Outros partidos

senadores de ms
MS tem três senadores: Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Pode). (Reprodução, Senado)

A ex-superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e presidente do União Brasil em Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, afirmou ao Midiamax que o foco da sigla, por enquanto, seria em eleger dois deputados federais e quatro deputados estaduais em 2026. 

O União Brasil não deve ter candidato ao Governo do Estado e irá apoiar a reeleição do atual governador, Eduardo Riedel (PSDB). “A política é dinâmica, tem dois anos, o partido quer partir para essa construção, fazer uma bancada forte de uns quatro deputados estaduais, dois federais, e a gente está num projeto de estar junto na reeleição do governador Eduardo Riedel”, explicou Rose. 

Questionada sobre os planos pessoais, Rose Modesto confirmou que é uma possível candidata ao Congresso Nacional. Ela já foi deputada federal entre 2019 a 2023. “Uma vaga de deputado federal é uma das opções que a gente tem”, revelou. 

Já o ex-governador e presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, disse apenas que “só vou decidir se vou concorrer a algum cargo em 2026”. 

Já a senadora Soraya Thronicke considera que é “cedo” para tratar do assunto e prefere esperar até o fim do ano para “ter um cenário político mais claro”.

O Midiamax também entrou em contato o ex-senador Waldemir Moka, presidente estadual do MDB, e com a assessoria da senadora Tereza Cristina perguntar sobre os planos para 2026, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes