Pular para o conteúdo
Política

Em homenagem à Vanessa Ricarte, ‘Banco Vermelho’ será instalado em órgão de Campo Grande

A iniciativa visa transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio
Carol Leite -
Banco Vermelho está na Câmara de Vereadores, mas deve circular em outros órgãos da Capital. (Foto: Eliel Dias/Midiamax)

O programa “Banco Vermelho”, iniciativa que transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio. Lançada na manhã desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de , a iniciativa irá percorrer diversos órgãos e instituições públicas da capital.

Com o ato #JustiçaPorVanessa, em memória da jornalista Vanessa Ricarte, que foi assassinada em fevereiro deste ano em Campo Grande, o próximo local a receber o ‘Banco Vermelho’ será o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ).

senado mulher
Após ter ido à e pedir os antecedentes do feminicida, Vanessa Ricarte foi morta aos 42 anos (Reprodução, Redes Sociais)

Pensando nisso, a ação será aberta ao público e reunirá procuradores, servidores, amigos e familiares de Vanessa. Os organizadores pedem que as pessoas compareçam vestindo roupas prestas.

Criação do ‘Banco Vermelho’

A realização do programa na Capital conta com o apoio da Conab-MS (Companhia Nacional de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Durante o lançamento do banco, o superintendente do órgão no Estado, Agnaldo Dias, desafiou a saída de MS do mapa do feminicídio.

“O Banco Vermelho, além de ser um informativo, ele é um símbolo para a gente refletir em relação ao feminicídio. Nós saímos do mapa da fome e, agora, Luiza, nós precisamos sair do mapa do feminicídio”, declarou Dias. Ele justificou o envolvimento da Conab, afirmando que “toda a sociedade deve se preocupar com isso”.

A vereadora Luiza Ribeiro usou vídeo nas redes sociais para explicar a origem e o propósito do movimento.

“O Banco Vermelho é um programa que começou na Itália em 2016 e veio trazido pra cá por iniciativa de duas pernambucanas […] que perderam amigas para o feminicídio”, contextualizou. “E o banco significa um ponto na paisagem urbana para você parar e refletir sobre a violência contra as mulheres, desejar o fim disso, desejar o fim da misoginia e de todo o preconceito, levantar-se e agir”, completou a parlamentar.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula viaja para Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Homem morre após ser atingido com tiro na cabeça em Ivinhema

Aeronave de pequeno porte cai e deixa três mortos na Austrália

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Com 84% da população imunizada, vacina da covid não está mais disponível para todos em MS; entenda o porquê

Últimas Notícias

Cotidiano

Dourados monta ‘logística’ para facilitar fluxo de veículos e romeiros na BR-163 no domingo

Para garantir a segurança dos participantes até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, será feita sinalização especial

Mundo

Israel faz ataque aéreo no sul do Líbano; uma pessoa morre e sete ficam feridas

Ataque visava um local que armazenava máquinas para serem usadas na reconstrução de infraestrutura do grupo Hezbollah

Mundo

Terremoto de magnitude 7,6 atinge área próxima ao Chile e gera alerta de tsunami

Tremor atingiu a Passagem de Drake, localizada entre a Antártica e a América do Sul

Transparência

Pavimentação da MS-324, em Água Clara, vai custar R$ 101 milhões

Não há prazo para o início das obras