Nesta sexta-feira (26), o governador Eduardo Riedel (PP) defendeu a discussão da reforma administrativa no Congresso Nacional. O gestor do Executivo de Mato Grosso do Sul apontou pautas que devem receber prioridade no país.
Riedel participou do Encontro de Líderes Comunitas 2025, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Também participaram do evento os governadores, Eduardo Leite (PSD) e Mauro Mendes (União Brasil), do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, respectivamente.
“O País precisa de uma agenda mais estruturada e direcionada para se tornar mais competitivo. Considero prioridade para o País a eficiência e precisamos rapidamente de uma reforma administrativa”, disse Riedel.
No evento, o governador de MS disse que existe “responsabilidade de líderes como o deputado Pedro Paulo na condução da reforma administrativa”. Assim, citou que “ presidente Hugo deixou claro que a agenda do Congresso Nacional não se resume ao que vemos todos os dias”.
Logo, apontou que existe “uma agenda pelo Brasil que precisa ser valorizada”. Riedel opinou que a reforma administrativa será o arcabouço legal para impulsionamento das relações entre setores público e privados.
“Essas relações, claro, devem ser sempre pautadas pelo respeito, mas que precisam, de forma urgente, serem modernizadas”, comentou.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Prioridade para reforma
Relator da reforma administrativa no Congresso, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) disse que a reforma administrativa é prioridade do presidente da Câmara.
Então, afirmou no evento que a matéria já possui mais de 70 propostas, divididas em quatro eixos. São eles: Planejamento Estratégico; Obrigatoriedade dos contratos de gestão com possibilidade de pagamento de um bônus de desempenho institucional; Transformação digital como promoção da inovação pela administração pública; e Avaliação de desempenho.
Por fim, Pedro Paulo Teixeira afirmou que a reforma administrativa chegará aos cartórios. Apontou que 40% dos preços dos emolumentos atualmente passam por ‘penduricalhos’. “O coração da reforma é atacar a baixa produtividade do serviço público”, destacou.
Painel
Riedel participou do evento com painel ao lado do governador Mauro Mendes, do MT. Os gestores compartilharam experiências sobre “Eficiência do Estado e Democracia”.
Entre os destaques apontados pelo governador, a ampliação tecnológica no Estado. “Houve redução de 60% no volume dos programas sociais do Estado. Houve um desenvolvimento social aí, mas essa diminuição também é fruto da aplicação de tecnologia e do trabalho de campo, que permitiu identificar e corrigir usos indevidos, sem comprometer o bem-estar da população”, explicou.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.