Pular para o conteúdo
Política

Filhos que matam mães podem ter pena aumentada em Mato Grosso do Sul

Projeto está parado há 2 meses na CCJC e MS já registrou 12 casos de mortes envolvendo filhos e mães na última década
Fábio Oruê -
mães feminicídio
MS teve 12 casos registrados desse tipo de crime (Reprodução, Freepik)

Enquanto doze mulheres acabaram mortas pelos próprios filhos na última década em , projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, pode aumentar 1/3 da pena para quem comete se praticado contra a própria mãe.

Se receber aprovação, o PL (Projeto de Lei) pode alterar o Código Penal para incorporar o agravante a crime de homicídio. O item vale tanto para quando há intenção de matar, quanto para os casos que o filho assume o risco morte e não a evita.

Filhos mataram mães em Mato Grosso do Sul

O último caso deste tipo em MS aconteceu na semana passada, quando Alfredo Henrique, de 21 anos, matou a mãe, Michely Rios, de 48, em . A mãe teria tentado impedir que o filho saísse para comprar drogas e, por isso, acabou morta. Ele tem problemas psiquiátricos, além de usar entorpecentes.

Michely se junta a outras 11 mães mortas pelos próprios filho na última década em MS, conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ).

Entretanto, enquanto mães acabam mortas pelos filhos, em MS e também em todo o Brasil, o PL 908/25, do deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES), segue parado há dois meses na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

“O homicídio de ascendente direto, especialmente da própria mãe, caracteriza-se como uma das condutas de maior reprovação social. Ele viola não apenas o direito à vida, mas também os valores morais e afetivos que estruturam o núcleo familiar”, justifica Messias.

mães feminicídio
Michely se tornou a 18ª vítima de feminicídio em MS. (Reprodução, Redes Sociais)

Assassinato de mães na Lei de Crimes Hediondos

O projeto aumenta a pena de reclusão para o crime de feminicídio, que atualmente varia entre 20 e 40 anos. Além disso, o texto também inclui o homicídio doloso contra a mãe na Lei dos Crimes Hediondos. 

“A inclusão expressa dessa conduta como crime hediondo resulta em maior rigor no cumprimento da pena, vedando a concessão de benefícios penais como anistia, graça, indulto e progressão de regime nos termos da legislação vigente”, explica o parlamentar.

Para virar lei, a proposta precisa da aprovação pelos deputados e senadores. O projeto aguarda o parecer da CCJC para avançar e ir ao plenário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri

Conteúdo de Marca

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

O comércio eletrônico tornou-se um dos pilares do mercado moderno, proporcionando aos consumidores acesso a uma infinidade de produtos e serviços com apenas alguns cliques. No entanto, essa transformação digital traz desafios que exigem dos consumidores uma atenção redobrada quanto aos seus direitos, para evitar problemas comuns nas compras online, como fraudes, atrasos na entrega … Continued

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados