Pular para o conteúdo
Política

Favorável à polarização, Rui Falcão cobra presença do PT nas ruas: ‘tem que sair das garras do Centrão’

Candidato à presidência nacional do PT disse que denúncias de corrupção atingem outros partidos
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
rui
Deputado federal Rui Falcão é candidato a presidente do diretório nacional do PT. (Madu Livramento, Midiamax)

O candidato à presidência do diretório nacional do PT, deputado federal Rui Falcão, defendeu a polarização e afastamento do Centrão. Em campanha em nesta quinta-feira (26), o candidato cobrou a presença do PT nas ruas e diálogo com a população.

“A direita tomou as ruas da gente, vai ficar assim? Acho que não, tem direito. Nós também temos que ter direito e batalhar para ocupar as ruas e estar presente junto com a população”, afirmou durante coletiva.

Para retomar o diálogo com a população, o candidato disse que o PT precisa “sair das garras do Centrão. Estamos cercados por fora e minados por dentro”.

Então, disse que “para ganhar eleição, para fazer reeleição do Lula — que é nosso projeto principal agora — você tem que fazer uma campanha quente, dar nome aos bois também”. Por isso, defende a polarização política para o próximo ano.

“Nada de acabar com a polarização, a polarização ela existe e está polarizada contra nós. Se você baixar a guarda, eles vão avançar mais”, alertou.

Rui é apoiado pela Chapa Campo Popular para Diretório Nacional. Em âmbito estadual, o deputado federal Vander Loubet apoia o candidato a nacional, junto ao diretório MT-MS em Movimento. O grupo estadual e nacional conta com apoio municipal em de Pedro Kemp, que concorre a presidente do diretório municipal e tem apoio da chapa Unidade na Luta.

rui
Pedro Kemp, Rui Falcão e o presidente atual do PT-MS, Vladimir Ferreira. (Madu Livramento, Midiamax)

Corrupção

Com a aprovação de instauração da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o deputado comentou sobre dentro dos partidos e governos.

“Nosso governo agora tem aperfeiçoado todos os mecanismos de controle, a corregedoria, defensoria, vários organismos hoje que fiscalizam em tempo real inclusive”, defendeu a gestão Lula.

Para Rui, “o que há de denúncia de corrupção é de outros partidos, incluindo o governo anterior”. Neste sentido, defendeu a prisão de investigados da gestão de Jair Bolsonaro (PL). “Muita gente espero que vá para cadeia, não só por corrupção, que é tramoia para assassinar o presidente, vice-presidente e ministro do Supremo”, disse.

Por fim, o candidato se adiantou que afirmou que todos os grupos estão passíveis de corrupção. “Toda organização partidária, religiosa, está sujeita a desvio de conduta. As pessoas não são perfeitas, não são santas. Não vão dizer que não possa, amanhã ou depois, aparecer num dado momento a corrupção no nosso partido, será banida se eu tiver qualquer tipo de autoridade no PT”.

Então, lembrou de quando presidiu a legenda entre 2011 e 2017. “Mesmo durante o período que estive no comando do PT, não teve nenhum caso que não teve apuração. Isso compromete o partido”.

LEIA – Vander quer reassumir PT e fortalecer partido para concorrer ao Senado em 2026

Aprovação do aumento de deputados

Rui comentou sobre a aprovação no Senado para aumento de número de deputados. Agora, o Projeto de Lei Complementar que aumenta de 513 para 531 as cadeiras de deputados federais dos 26 Estados e o Distrito Federal segue para Câmara.

“Liberaram a nossa bancada, teve gente que ‘ah o meu estado vai perder’ e votou a favor”, disse sobre os senadores.

Ademais, comentou sobre voto pessoal em matéria que visa diminuir os impactos do aumento. “Votei a favor ontem o mal menor, que é o seguinte: aumenta o número, mas não vai aumentar a despesa”.

Apesar do voto, o deputado não acredita em resultados práticos. “Não vai acontecer, vai reduzir salário, não vai ter funcionário os deputados. Isso eu chamo de engana trouxa. Na verdade, vai aumentar, foi pressão do Hugo Motta, compromisso para os Estados deles”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios