O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, além de outras autoridades, devem participar de uma audiência pública para debater a reativação da Malha Oeste. O encontro acontece na manhã do dia 15 de agosto, no plenário da Câmara de Campo Grande. Antes do evento, uma coletiva de imprensa será realizada.
A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, Papy (PSDB), e da vereadora Luiza Ribeiro (PT), em atendimento à solicitação do STEFBU (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul), do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT).
O encontro tem como objetivo promover um debate transparente e propositivo com a sociedade civil, empresários, trabalhadores e gestores públicos sobre a importância estratégica da retomada da ferrovia para Campo Grande, Mato Grosso do Sul e todo o eixo logístico Centro-Oeste/Sudeste. A audiência contará com a presença de parlamentares e autoridades dos níveis municipal, estadual e federal.
A reativação da Malha Oeste é vista como um passo decisivo para reposicionar Campo Grande como um centro logístico nacional, com impacto direto no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e na integração com a Rota Bioceânica, especialmente por possuir bitola compatível com a da Bolívia, o que pode facilitar a conexão ferroviária com países vizinhos e abrir caminho para um novo corredor internacional até os portos do Pacífico.
“Esse é um debate fundamental para o futuro de Campo Grande e do nosso Estado. A reativação da Malha Oeste pode transformar nossa logística, impulsionar a economia, gerar empregos e fortalecer a integração latino-americana. Precisamos unir forças e promover o diálogo entre todos os envolvidos”, destacou a vereadora Luiza Ribeiro.
Além dos vereadores e do ministro José Dirceu, segundo a assessoria de imprensa da Câmara da Capital, também já confirmaram presenças importantes nomes que atuam na articulação logística nacional, como: João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos; Vander Loubet, deputado federal por Mato Grosso do Sul; Jilmar Tatto, deputado federal por São Paulo; Zeca do PT, deputado estadual em Mato Grosso do Sul; Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead); Lúcia Maria Mendonça Santos, coordenadora nacional do Setorial de Logística, Transporte e Mobilidade Urbana do Partido dos Trabalhadores; José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes; e Paulo João Estausia, presidente da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).
A vereadora Luiza reforça o convite à população, entidades de classe, universidades, sindicatos e gestores para participarem do debate e contribuírem com propostas para viabilizar esse projeto de grande impacto para o desenvolvimento regional e nacional.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***