O Senador e presidente da Comissão de Relação Exteriores do Senado Federal, Nelsinho Trad (PSD), comentou sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defender Jair Bolsonaro (PL) sobre o avanço do processo contra o ex-presidente brasileiro que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).
Nesta segunda-feira (7), em uma rede social, Trump acusou o Judiciário de perseguição política e comparou o caso ao que chama de ataques sofridos por ele nos Estados Unidos.
Nas redes sociais, o senador sul-mato-grossense fez um comentário após a manifestação do americano e defende um julgamento imparcial.
“Todos sabemos da relação pessoal que o presidente Trump tem com o ex-presidente Bolsonaro. Sua manifestação, sem dúvida, reflete o sentimento de parcela expressiva da população brasileira. No âmbito do processo judicial, esperamos que sejam assegurados a ampla defesa, o contraditório e um julgamento imparcial. No plano institucional, atuamos na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal sempre em prol do diálogo e da diplomacia”, disse o senador.
Nelsinho também comentou ter um bom relacionamento com o atual governo comandado por Trump. “Mantemos relação aberta e franca com o atual governo norte-americano: recebemos representante da embaixada dos Estados Unidos no Senado e avançamos na missão de construção parlamentar a Washington, com apoio da administração de Trump como instrumentos legítimos de defesa dos interesses dos brasileiros”, ressaltou.
Bolsonaro é réu em ação penal no STF por suposta participação em uma trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022, nas quais foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A acusação inclui crimes como:
- organização criminosa armada;
- tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência contra o patrimônio da União;
- deterioração de patrimônio tombado.
O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, deu prazo de 15 dias para que as defesas dos oito réus — incluindo Bolsonaro — apresentem suas alegações finais. A expectativa é de que o julgamento ocorra entre agosto e setembro.
Na publicação, Trump também questiona o resultado das eleições de 2022, classificando a vitória de Lula como “muito apertada”. Segundo ele, “Bolsonaro está liderando nas pesquisas” e deveria ser julgado nas urnas, e não pelos tribunais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***