Os centros de votação da Bolívia fecharam neste domingo (17), às 16h, horário local do país vizinho; e às 17h de Brasília. As eleições são para escolha do novo presidente, vice-presidente e, ainda, de 130 deputados e 36 senadores.
Pesquisas preliminares apontavam a direita como favorita para derrotar a esquerda após 20 anos. Com o fechamento das chamadas ‘mesas de sufrágio’, começou então a contagem manual dos votos, segundo informou uma fonte do Tribunal Supremo Eleitoral.
De acordo com notícia divulgada pelo Uol, os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna serão conhecidos às 20h da Bolívia, ou seja, 21h Brasília. Em breve, você terá os resultados das eleições bolivianos aqui no Midiamax.
Confira abaixo, reportagem do Jornal Midiamax sobre o processo eleitoral na Bolívia
Neste domingo (17), acontecem as eleições gerais na Bolívia, que irão eleger o novo presidente e vice-presidente do país, além de 130 deputados e 36 senadores. Cerca de 7 milhões de bolivianos devem ir às urnas entre 8h e 16h, horário de início e término das votações.
Em Corumbá, haverá um único ponto de votação, na sede do consulado boliviano. Dessa forma, a fronteira com o país permanecerá fechada durante as eleições. Além disto, carros e motos não podem transitar nas cidades bolivianas.
Uma operação de segurança foi iniciada na Bolívia, e será estendida até 20 de agosto, três dias após a votação. Do lado brasileiro, mais de 100 policiais serão mobilizados para reforçar a segurança na fronteira, no período das votações. No total, 289 eleitores estão aptos a votar em Corumbá.
O comandante da Polícia de Fronteira, coronel Christian García informou que a prioridade será garantir a tranquilidade de aproximadamente 45 mil eleitores dos municípios de Puerto Suárez e Puerto Quijarro.