Políticos e empresários afetados pelo tarifaço de 50% de Donald Trump devem se reunir com os senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP). Os encontros acontecem na Embaixada brasileira e no Congresso Americano, durante uma missão que os parlamentares realizarão nos próximos dias nos Estados Unidos.
A viagem marcada com a comissão brasileira é para tentar contornar a situação do tarifaço imposto pelo presidente americano, com validade a partir de 1º de agosto. Segundo o senador Nelsinho, as agendas ainda não estão disponibilizadas, mas adianta que o grupo vai se reunir com políticos e empresários afetados.
“Iremos nos reunir na embaixada brasileira com empresários que exportam e importam produtos. Os empresários impactados com a tarifa. Conversar com produtores de frutas, Embraer. Também iremos conversar com políticos no congresso americano. O nosso objetivo é ouvir as demandas e tentar buscar o melhor diálogo para todos”, disse Nelsinho.
Vale ressaltar que Nelsinho e Tereza são, respectivamente, presidente e vice da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado, o que justificaria a ida. Além disso, a senadora sul-mato-grossense atuou como ministra do agronegócio na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“O que nós estamos observando é que não está tendo um canal de diálogo franco, equilibrado, tranquilo, entre o Brasil e os Estados Unidos. E o que nós estamos querendo fazer é iniciar esse processo. Para, a partir de então, com a bandeira branca dos dois lados, porque ambos perdem com essas medidas, nós colocarmos na mesa quem tem poder de negociação, que é o governo brasileiro com o governo americano”.
A comissão de senadores é composta por quatro titulares e quatro suplentes. Além de Nelsinho e Tereza Cristina, viajam também os senadores Jacques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Rogério Carvalho (PT-SE); Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A missão foi definida como a CTEUA (Comissão Temporária Externa para Interlocução sobre as Relações Econômicas Bilaterais com os EUA). A viagem acontece para tentar reverter ou pelo menos amenizar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros anunciado por Trump.
Se entrar em vigor em 1º de agosto, a medida poderá reduzir significativamente a exportação de diversos setores. Os EUA são o segundo principal destino dos itens brasileiros, atrás apenas da China.
Além disso, representam um mercado estratégico para a venda de bens diversificados e de maior valor agregado, como aviões executivos e eletroeletrônicos.
Atualmente, os EUA são o segundo maior comprador do insumo bovino do Brasil, ficando atrás somente da China.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***