Líder regional do União Brasil, Rose Modesto recebeu a reportagem do Jornal Midiamax, em Brasília, após reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O União Brasil anuncia nesta terça-feira (29) federação com o PP, que promete ser uma potência tanto no Congresso quanto nas eleições de 2026, já que contará com a maior bancada na Câmara Federal, maior número de prefeitos e maior repasse de verbas públicas para financiamento de campanhas.
Cotada para integrar a executiva nacional da federação, Rose Modesto ressalta a força política da união das legendas: “Difícil não ter projeto próprio pelo tamanho da federação”.
No entanto, pontuou que será uma decisão ainda a ser tomada pelas lideranças nacionais da federação que, até dezembro, contará com dois presidentes: Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP).
Sobre a corrida eleitoral à presidência, Rose destacou que o União tem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato, mas acredita que ainda é cedo para definir. Ela não descarta até mesmo a possibilidade de uma composição que contaria com o nome da senadora Tereza Cristina (PP-MS) como vice-presidente. “A Tereza é uma liderança respeitada no Brasil e até internacionalmente. É um nome forte por causa de todo o trabalho que ela realizou, principalmente como ministra [da Agricultura]. Isso projetou muito o nome dela”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Federação quer metade das vagas na Câmara e candidato ao Senado
O projeto da federação PP-União é ‘abocanhar’ metade das oito vagas de MS na Câmara dos Deputados e desbancar o PSDB como sigla com maior número de representantes.
Além disso, a sigla está em busca de nome forte para o Senado. Mas ainda não há uma definição sobre quem poderia ser. Inclusive, ventila-se a possibilidade da própria Rose concorrer, já que obteve 48% dos votos na corrida municipal em Campo Grande.
A senadora Tereza Cristina também celebrou a federação e reforçou que a legenda terá candidato ao Senado.
“O PP vai ter um candidato ao Senado e vai apoiar um segundo nome”, disse ao Jornal Midiamax. Então, com a federação haverá diálogo com o União em MS.
“Então agora nós vamos trabalhar já agora com o fato da federação ser criada. Nós temos que sentar agora e discutir. Nós vamos discutir com o União Brasil como é que vai ficar isso”, explicou a senadora.
O que é uma federação?
A federação partidária é modelo regulamentado desde 2021 e permite duas ou mais legendas atuarem como uma. A união acontece por período mínimo de quatro anos, duas eleições – uma municipal e outra geral.
Então, no período de federação, as legendas partidárias devem atuar de forma unificada nas disputas eleitorais. Ou seja, definem em conjunto sobre as candidaturas que vão representar ambas.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.