Pular para o conteúdo
Política

Eleições para Mesa Diretora da Câmara acontecem dia 1º de fevereiro e bancada de MS revela apoio

Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são os únicos candidatos oficiais até agora
Dândara Genelhú, Mariane Chianezi -
Câmara dos Deputados em Brasília | (Divulgação, Câmara)

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora foi marcada para o dia 1º de fevereiro. O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são os únicos candidatos oficiais até agora.

A bancada federal de Mato Grosso do Sul na Casa detalharam à reportagem se pretendem concorrer à alguma cadeira na Mesa Diretora e para quem será direcionado o apoio à presidência.

O que diz a bancada de MS?

O deputado federal Vander Loubet (PT), pontuou que não deve concorrer à nenhuma vaga da mesa e conforme acordo da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, seu voto será para Motta à presidência.

Também da bancada petista, Camila Jara (PT), disse que irá seguir a orientação do partido. “Entendendo que o mandato do Hugo Motta será um mandato que tenta fazer com que a política volte a orientar as decisões da Câmara Federal e evite que o extremismo domine as pautas internas.

A deputada explicou que a decisão sobre o cargo que o PT ocupará, cabe ao Construindo um Novo Brasil (CNB) e vai ser decidido nos próximos dias.

Da bancada do Partido Liberal, o deputado Rodolfo Nogueira (PL) disse que nãob deve concorrer a nenhum cargo da Mesa e disse que em relação à eleição para a presidência, aguarda alinhamento com o diretório do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Meu voto será no candidato que se comprometer de forma clara e firme com a defesa das prerrogativas parlamentares, fundamentais para a autonomia do Legislativo, e com a anistia aos presos do dia 8 de janeiro, uma pauta que considero justa e essencial para a pacificação e estabilidade democrática no país. Precisamos de uma liderança na Câmara que priorize essas bandeiras e defenda nossos princípios”, disse.

() explicou que a bancada tucana na Casa é pequena, não tendo quantidade necessária de deputados para indicar alguém para a Mesa. “A não ser que haja uma negociação. E pela postição, a relação dentro do Congresso, a relação entre os líderes lá, possa ter um espaço na suplência”. Disse que deve votar no deputado Hugo Mota. “Deve ser o campeão de votos de todas as eleições que ele teve até hoje. Eu acho que ele vai ter até um número superior de votos ao do Lira, que foi também o recorde da presidência”.

Da bancada do Progressistas, Dr. Luiz Ovando (PP), disse que não pretende concorrer a nenhum cargo da Mesa. “Meu foco permanece voltado para trabalhar em prol do Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas em que atuo nas comissões de Saúde, Esporte e Agricultura, defendendo com firmeza os princípios que sempre guiaram minha trajetória: vida, família e liberdade”, disse.

Sobre apoio à presidência, o congressista disse que apoiará o candidato de Artur Lira (PP-AL). “Meu apoio será direcionado a Hugo Motta, em consonância com a orientação do meu partido, Progressistas, e com as diretrizes das principais bancadas das quais faço parte, como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Frente Evangélica, da qual tenho a honra de ser vice-presidente. Essa escolha reflete o alinhamento com valores e objetivos que considero fundamentais para o trabalho legislativo”, afirmou.

Dagoberto Nogueira (PSDB) disse que apoiará Hugo Motta. “É meu amigo pessoal, trouxe ele em para conversar com governador e bancada federal. Os cargos da mesa e comissões iremos discutir no final do mês”, pontuou.

Marcos Pollon (PL) disse que não vai votar nos dois candidatos confirmados. “Devo votar no Marcel Van Haten, se só existirem estes dois candidatos não vou nem votar. Não coloquei meu nome exposto para ser mais uma peça na engrenagem do centrão. Quem confiou e confia em mim está farto disso, assim como eu”, declarou sobre a eleição.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria do deputado Beto Pereira (PSDB), mas não obteve resposta até o fechamento do material. O espaço segue em aberto.

Blocos

Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.

Quem são os candidatos

Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são, até agora, os dois deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara.

Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Henrique Vieira é ator, poeta, professor e pastor da Igreja Batista. Tem 37 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Integrou a CPI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Já foi vice-líder do governo e integrante de diversas comissões na Casa. É autor do Projeto de Lei 2753/24, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de aulas de prevenção a abusos sexuais.

Mesa Diretora

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

A Mesa compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.

Com informações: Agência Câmara de Notícias

*Matéria editada às 17h38 para acréscimo de posicionamento do deputado Pollon.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atual de Belo diz ter recusado cantor em investida inicial: ‘Deus me livre’

Morto em atentado no Jardim Aeroporto já tinha sofrido tentativa de homicídio em 2014

homem celular ameaçado

Cuidado: 54% das tentativas de golpes ocorreram por SMS nos últimos meses, aponta pesquisa

Exames de Bolsonaro apontam quadro de pneumonia viral, diz médico

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Baleado foi pego de surpresa, relatam vizinhos no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Cotidiano

Após um ano, ONG que mantinha 350 animais em situação insalubre volta a ser alvo de denúncias

Em 2024, a dona da ONG localizada no bairro Coronel Antonino foi autuada por maus-tratos

Esportes

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Jones se aposenta como o atual campeão dos pesos pesados

Polícia

Vídeo flagra homem nu sendo espancado com pá na Avenida Fábio Zahran

Vítima foi encontra nua, desorientada e ensanguentada próximo a um supermercado atacadista

Polícia

Jovem de 21 anos causa confusão e foge após perseguição policial no Centro de Dourados

Ao ser abordado pela polícia, jovem jogou carro em direção aos agentes e fugiu em alta velocidade