Pular para o conteúdo
Política

Eleição de diretório define possível ‘racha’ no PSB de MS para eleições de 2026

O partido terá eleições municipais no dia 13 de outubro, em Campo Grande
Anna Gomes -
Paulo Duarte e Carlos Augusto Borges. (Foto: Reprodução Facebook Paulo Duarte)

As movimentações para as eleições de 2026 estão com tudo em Mato Grosso do Sul. Políticos estão articulando qual melhor caminho para a disputa do próximo ano e o PSB (Partido Socialista Brasileiro) é uma das siglas que, por discordâncias dentro do partido, pode ter mudanças no Estado.

O PSB terá eleições municipais em 13 de outubro, em . O presidente da sigla na Capital, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, convocou os filiados em dia com as obrigações partidárias a participarem do pleito.

O PSB é um dos partidos que discute juntar forças em uma aliança visando às eleições em 2026. O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife (PE), João Campos, afirmou em junho que a sigla teria interesse em formar uma federação com o Cidadania e o PDT. O Cidadania mantinha uma federação com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), mas rompeu com o ninho tucano.

O PT também havia manifestado interesse em uma aliança com o PSB e outros partidos de centro-esquerda. Contudo, nenhuma decisão foi acertada até o momento.

“Essa federação com o PDT não chegou para nós aqui na Capital ainda. Eles [diretoria nacional] estão lá em brigando por isso, estão correndo atrás, mas por enquanto não chegou nada aqui”, afirmou Carlão recentemente ao Jornal Midiamax.

Líderes de MS estão com receio de a Nacional do partido não querer apoiar a reeleição de Eduardo Riedel ao governo do MS. O ex-tucano se filiou recentemente ao mesmo partido da senadora Tereza Cristina, o PP.

“Estamos querendo ir em setembro. Vamos apoiar o Riedel como candidato a governador. Não teremos candidatura própria ao governo. Temos que ter um grupo para crescer. A Nacional sempre nos deixou à vontade para que o partido cresça”, disse Carlão.

Colapso no PSB de MS

A falta de apoio a Riedel pode causar um ‘colapso’ dentro do PSB de Mato Grosso do Sul. Com a possível ida do governador a um partido considerado de direita, a Nacional do PSB pode não aprovar o apoio ao chefe do Estado, o que tem desagradado à diretoria da sigla em MS.

Recentemente, o presidente estadual do PSB e deputado na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Duarte, disse que vai apoiar Riedel independentemente da decisão da Nacional do partido. O parlamentar, que disputa o cargo novamente na Alems, cogita até deixar o partido caso não entre em um acordo com a direção nacional da sigla.

“Eu vou apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel. Essa é uma decisão já tomada por mim, independentemente da posição do PSB ao nível nacional. Quanto ao partido pelo qual vou concorrer à minha reeleição de deputado estadual, vou aguardar os acontecimentos”, adiantou recentemente ao Jornal Midiamax.

Carlão ainda adiantou que a notícia da possível saída das lideranças já está percorrendo os corredores. Deputados federais de partidos de centro-esquerda e de esquerda estão interessados no PSB.

“Muitos deputados federais estão indo lá pedir o partido. O próprio PT quer pegar o partido. O Paulo Duarte é ótimo e tinha que permanecer para conseguirmos fazer uma chapa ótima. Se ele continuar, eu saio como deputado estadual para ajudar a legenda dele. Eu sairia como deputado federal, mas fico no estadual para ajudá-lo nas eleições”, explicou Carlão.

Nas últimas eleições municipais, o PSB já havia sinalizado apoio ao PSDB. A sigla apoiou o candidato tucano, o qual perdeu a disputa à Prefeitura de Campo Grande.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vídeo mostra motociclista ferido ao ser atingido por caminhonete na Avenida Bandeirantes

Pesquisas de universidades públicas promovem detecção de metanol

Brasil já tem 127 casos suspeitos de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde

Preço da cesta básica tem redução de 6,44%, mas variação de preços pode chegar até 344%

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai ao STJ para se livrar de pagar R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

CNU é amanhã: saiba as principais informações para fazer a prova

Projeto de lei quer isenção de IPVA para veículos rurais

Dia das Crianças: brinquedos seguem na preferência e comércio on-line tem opções a partir de R$ 20

Últimas Notícias

Brasil

Antídoto contra metanol deve chegar do Japão, diz ministro

Mais de 2.000 tratamentos de fomepizol foram comprados

Política

Por que cidade de MS colocou síndicos e empresários para denunciar pedofilia na internet?

Responsáveis por locais de uso coletivo deverão comunicar qualquer situação que possa indicar ciberpedofilia em espaços como casas de eventos e condomínios

Cotidiano

SES autoriza retorno do Programa MS Saúde em 38 hospitais aptos no Estado

Programa que visa reduzir as longas filas de espera por exames e cirurgias eletivas estava suspenso há mais de 15 dias

Emprego e Concurso

Última semana para se inscrever em processos seletivos para professor substituto do IFMS

As oportunidades são para diversas áreas de conhecimento, nos campus de Nova Andradina e Naviraí