O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vai antecipar para setembro o pagamento da primeira parcela do 13º salário para os servidores estaduais.
De acordo com o apurado pelo Jornal Midiamax, o depósito será realizado em conjunto com a folha de pagamento de setembro, nos dias 25 ou 26 deste mês.
Ao todo, são mais de 81,9 mil trabalhadores, incluindo servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo.
A medida será viabilizada por conta do ajuste financeiro decorrente da importação de gás natural da Bolívia, que permitiu ao Estado manter investimentos, mesmo dentro dos limites prudenciais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Antecipação do 13º
Conforme apurado, a antecipação reforçará o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento do Estado, atualmente estimada em R$ 25,25 bilhões anuais.
A iniciativa também visa injetar aproximadamente R$ 26 milhões na economia local, além de permitir que cerca de 82 mil servidores possam planejar seus gastos e investimentos para o fim do ano.
O processamento da folha de pagamento para a antecipação do 13º salário foi concluído na quarta-feira (10) pelas coordenadorias responsáveis, as quais comunicaram todos os setores de recursos humanos sobre os procedimentos operacionais.
A decisão foi tomada com base no Decreto nº 16.656, de 4 de agosto de 2025, que estabeleceu medidas temporárias de racionalização e controle de gastos, assegurando que a gestão fiscal não seja comprometida.
Ao Jornal Midiamax, o governador Eduardo Riedel (PP) destacou que todos os esforços estão sendo direcionados para evitar desequilíbrios financeiros e preservar a saúde financeira do Estado.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)