Pular para o conteúdo
Política

Durante fórum, Nelsinho defende moeda do Brics para enfrentar protecionismo dos EUA

Nelsinho também destacou o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta para a construção de entendimentos e parcerias comerciais
Mariane Chianezi -
Senador Nelsinho Trad (PSD)
Senador Nelsinho Trad (PSD) | (Marcos Oliveira, Agência Senado)

Em meio às discussões sobre possível moeda única entre os países dos Brics, o senador de , (PSD), defendeu, durante entrevista, o fortalecimento das moedas locais como alternativa frente à dolarização do comércio internacional. O 11º Fórum Parlamentar do Brics encerrou nesta quinta-feira (5) no Congresso.

Conforme disse o presidente do CRE (Comissão de Relações Exteriores), a criação de uma moeda comum não é algo simples e exige maturidade econômica e política entre os países do bloco.

“Fazer frente ao dólar é muito difícil. Um exemplo próximo é o Mercosul: falaram em moeda única logo no início, mas até hoje isso não saiu do papel. O importante é valorizar as moedas locais, para que os países não fiquem tão dependentes da dolarização”, afirmou Trad.

A declaração vem em resposta a falas distintas de lideranças do Congresso. Enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avaliou que uma moeda dos BRICS não teria competitividade frente ao dólar, o presidente da Câmara, Hugo Motta, apontou que os países do bloco já realizam trocas comerciais com pagamento em moedas locais, tendência que vem ganhando força.

Trad também destacou o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta para a construção de entendimentos e parcerias comerciais. O encontro reuniu representantes de 15 países, entre eles os cinco membros permanentes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outras nações convidadas.

“Quando você se reúne com frequência, você se entrosa. E quando se entrosa, se entende. E quando se entende, surgem novas oportunidades de negócios. Esse é o caminho. Foi um balanço muito positivo. A sensação que temos, neste último dia de encontro, é de dever cumprido. Recebemos todos com hospitalidade, organizamos os temas e saímos mais unidos do que entramos”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Maduro aparece de farda e se diz pronto para se defender dos EUA

PM se envolve em briga e aponta arma para homem em bar na Vila Carvalho

Bobadilla abriu o placar para o São Paulo diante do Vitória no MorumBis. Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Onde assistir: sábado tem Brasileirão e muito futebol europeu

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande tem Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado

Campanha de vacinação acontece na Praça Ary Coelho

Polícia

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Yuri Ramirez estava em liberdade há um mês após sair da prisão com tornozeleira eletrônica; ele tem passagens por tráfico de drogas e estupro

Brasil

Lula reúne PT e pede que partido dê prioridade a alianças competitivas

Lula convidou ministros, líderes do PT no Congresso e o novo presidente do partido para uma conversa reservada

Cotidiano

Relatório traz MS como um dos estados com maior índice de desigualdade racial

Relatório se baseia em 43 indicadores para expor as desigualdades no Brasil