Pular para o conteúdo
Política

Durante fórum, Nelsinho defende moeda do Brics para enfrentar protecionismo dos EUA

Nelsinho também destacou o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta para a construção de entendimentos e parcerias comerciais
Mariane Chianezi -
Senador Nelsinho Trad (PSD)
Senador Nelsinho Trad (PSD) | (Marcos Oliveira, Agência Senado)

Em meio às discussões sobre possível moeda única entre os países dos Brics, o senador de , (PSD), defendeu, durante entrevista, o fortalecimento das moedas locais como alternativa frente à dolarização do comércio internacional. O 11º Fórum Parlamentar do Brics encerrou nesta quinta-feira (5) no Congresso.

Conforme disse o presidente do CRE (Comissão de Relações Exteriores), a criação de uma moeda comum não é algo simples e exige maturidade econômica e política entre os países do bloco.

“Fazer frente ao dólar é muito difícil. Um exemplo próximo é o Mercosul: falaram em moeda única logo no início, mas até hoje isso não saiu do papel. O importante é valorizar as moedas locais, para que os países não fiquem tão dependentes da dolarização”, afirmou Trad.

A declaração vem em resposta a falas distintas de lideranças do Congresso. Enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avaliou que uma moeda dos BRICS não teria competitividade frente ao dólar, o presidente da Câmara, Hugo Motta, apontou que os países do bloco já realizam trocas comerciais com pagamento em moedas locais, tendência que vem ganhando força.

Trad também destacou o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta para a construção de entendimentos e parcerias comerciais. O encontro reuniu representantes de 15 países, entre eles os cinco membros permanentes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outras nações convidadas.

“Quando você se reúne com frequência, você se entrosa. E quando se entrosa, se entende. E quando se entende, surgem novas oportunidades de negócios. Esse é o caminho. Foi um balanço muito positivo. A sensação que temos, neste último dia de encontro, é de dever cumprido. Recebemos todos com hospitalidade, organizamos os temas e saímos mais unidos do que entramos”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

Com o resultado, o time paulista chegou a 19 pontos e subiu para a 12ª colocação

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)