O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (09), durante abertura da 59ª ExpoAgro Dourados 2025, voos comerciais a partir de Dourados e Bonito ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), em setembro. A venda de passagens começam neste sábado (10).
De início, serão três voos semanais da segunda maior cidade de MS a Guarulhos e dois partindo de Bonito.
“Reativar uma malha aérea forte significa nós reativarmos as possibilidades de mais crescimento e desenvolvimento. A população, que precisa se deslocar para o Brasil e para o mundo precisa destes voos para São Paulo, que é hub global. E Dourados não poderia, como a segunda cidade deste Estado, um dos polos econômicos mais fortes, não poderia ficar de fora disso”, disse Riedel.
Além da Latam, outras operadoras podem atender às demandas no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “O prefeito Marçal tem sido incansável na busca da retomada não só da melhoria do aeroporto como dos voos e, hoje de manhã, após uma negociação com a Latam, assim como está tendo com a Gol e a Azul, tivemos a confirmação, por parte da companhia, que começa a vender passagem amanhã. E a partir do dia 8 de setembro, voo de Dourados a Guarulhos. E a partir de 3 de setembro, voos de Bonito a Guarulhos. Vamos buscar mais e continuar nesse caminho, de colocar as outras companhias aéreas aqui em Dourados, para poder gerar oportunidade para as pessoas daqui e de toda a região Conesul do Estado.”, falou o governador.
Com investimento de R$ 97 milhões, a pista do aeroporto passou por reformas, foi ampliada e entregue no último mês de março. Aeronaves de grande porte em voos particulares já podem operar no aeroporto.
No início do ano, a prefeitura de Dourados iniciou os procedimentos para liberação da pista e homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voos comerciais.
Agora, conforme a administração estadual, ocorre a ampliação de terminal. Ainda nesta sexta (10), de acordo com Riedel, foi publicada a empresa que fará as obras do novo receptivo do aeroporto de Dourados, ao custo de R$ 40 milhões. As obras deverão se iniciar nos próximos 30 a 40 dias.
“Nunca poderia ter perdido um aeroporto um espaço como aquele. Temos que resgatar o protagonismo que Dourados merece no cenário sul-mato-grossense “, argumentou Riedel.

Aeroporto também terá o terminal reformado (Divulgação)