Pular para o conteúdo
Política

Dono do Consórcio Guaicurus, Constantino entrega atestado para fugir de CPI

Advogado pediu ainda que o sócio-proprietário seja dispensado de nova oitiva da CPI
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
constantino cpi
Paulo Constantino é sócio majoritário do Consórcio Guaicurus. (Helder Carvalho, Midiamax)

Sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino entregou atestado para fugir da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o transporte público em . O dono das empresas investigadas participaria de oitiva na Câmara de Campo Grande nesta quarta-feira (18).

O atestado entregue é de oftalmologista. “Poderia ter vindo, tem oftalmologista nesta CPI”, disse o presidente da Comissão, vereador Lívio Leite (União).

“Na verdade ele reside em outra cidade, justamente por isso não veio. Gostaria de reforçar em nome do sr. Paulo que o representante, o gestor dos acionistas, é o Themis. De modo que as informações seriam redundantes”, disse o em defesa de Constantino.

Logo em seguida, Felipe Barbosa da Silva, o advogado do Consórcio, pediu que Constantino seja liberado de demais convocações para oitiva na CPI do Consórcio.

Oitiva do ‘chefão’

atual presidente, Themis de Oliveira, assumiu em janeiro deste ano, no lugar de João Resende, que ficou 12 anos no cargo. Assim, será o único ouvido nesta quarta-feira (18).

O Consórcio Guaicurus reúne quatro empresas responsáveis ​​pela operação do transporte coletivo urbano em Campo Grande: Viação Cidade Morena LTDA (empresa líder), Viação São Francisco LTDA, Jaguar Transporte Urbano LTDA e Viação Campo Grande LTDA.

Integram a CPI do transporte coletivo: Lívio Leite (União), como presidente; Ana Portela (PL), como relatora; Luiza Ribeiro (PT); Coringa (MDB); e Maicon Nogueira (PP). Além disso, a oitiva marca o final da terceira fase da Comissão. Na próxima, o povo é quem será ouvido.

‘Ex-chefão’

João Resende, que deixou a presidência da diretoria do Consórcio Guaicurus no início deste ano, admitiu nesta segunda-feira (16) que segue no alto escalão das empresas que comandam o transporte público em Campo Grande. Na condição de investigado na CPI do Consórcio, o integrante da diretoria confirmou que os usuários não terão ônibus novos.

“Não vamos comprar enquanto nós não tivermos reequilíbrio, condições financeiras”, respondeu Resende à vereadora Luiza Ribeiro (PT).

O começo da oitiva teve tensão na CPI. Durante os questionamentos da relatora, vereadora Ana Portela (PL), o ex-diretor ameaçou ficar em silêncio. “Vou fazer uso do meu direito de silêncio”, disse Resende.

Frota velha

Ao vereador Coringa (MDB), Resende disse que “não é novidade” a idade média ultrapassada da frota do Consórcio. “Não precisa admitir, isso está escrito lá”, citou o ex-diretor.

Resende defendeu que, ao longo do contrato, a não renovação da frota “depreciou nosso patrimônio”. Assim, admitiu que “a operação é muito diferente de um ônibus novo, isso é óbvio”.

Contudo, destacou que não há previsão de ônibus novos para os campo-grandenses. “Se nós não tivermos o reequilíbrio, e a nossa esperança reside aqui [CPI] também, nós não vamos”. Além disso, afirmou que a situação pode piorar para os usuários. “Permanecer como está aqui, vai entrar no caos, sim”, disse, ao citar greve passada.

O ex-diretor reforçou que as empresas possuem crédito, mas não vão investir nos novos veículos. “Por enquanto, temos crédito, mas não temos dinheiro para comprar ônibus, que nós não vamos comprar”.

Presidente da Comissão, Lívio afirmou que, independentemente de ser da Prefeitura, do Consórcio, ou de ambos, fato é que “a CPI irá cobrar a renovação da frota no relatório final”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
TEREZA SENADORA MS

Tereza Cristina adianta voto e se posiciona contra PEC da Blindagem no Senado

Operação resgata 148 peixes de diversas espécies no Rio da Prata, que enfrenta seca em MS

Vídeo mostra momento exato em que caminhão-baú provoca engavetamento na Coronel Antonino

Prefeito, PM maçom e empreiteiros completam duas semanas presos por corrupção em Terenos

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Consórcio Guaicurus culpa até ‘rotatória da Coca-Cola’ pelos atrasos nos ônibus

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Após instabilidades, serviços de emergência 190 e 193 voltam a operar em MS

Últimas Notícias

Trânsito

Bombeiros contabilizam 10 vítimas de engavetamento na Coronel Antonino; 2 estão em estado grave 

Acidente envolveu nove veículos na tarde desta terça-feira (20)

Brasil

Avião com destino a Guarulhos tem forte turbulência após ser atingido por granizo

Passageiros passaram mal após o episódio

Transparência

TCE-MS suspende licitação para compra de merenda por R$ 20 milhões após suspeitas de irregularidades

Episódio ocorreu em Sidrolândia, município investigado ano passado pelo MPMS que detonou esquema de fraude em licitações

Mundo

EUA apoiam as Nações Unidas 100%, disse Trump

Republicano disse ainda que pode ter muitas divergências, mas acredita no potencial da insituição