As dívidas dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul serão tema de discussão da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (1º).
Membros da comissão e representantes do agronegócio de MS debatem sobre a securitização das dívidas, assim, ‘vendendo’ os títulos para investidores. Além disso, dados do Serasa demonstram que o número de pedidos de recuperação judicial cresceu mais de 600% no Estado.
Então, o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da comissão, solicitou o debate. “A cada dez solicitações de recuperação judicial em território nacional, quatro são provenientes de Mato Grosso do Sul ou de Mato Grosso”, compara Nogueira.
Dívidas podem prejudicar setor
Assim, ele diz que a situação é alarmante e exige medidas urgentes para a sustentabilidade do agronegócio. Essa situação, segundo Nogueira, é piorada por fatores como a seca e a variação nos preços dos produtos agrícolas, que afetam as finanças dos produtores.
“Muitos produtores já atingiram o limite de sua capacidade financeira ou de crédito, tornando a renegociação de dívidas uma necessidade premente”, afirma. Diante desse cenário, a audiência quer encontrar alternativas viáveis para a reestruturação das dívidas, garantindo a continuidade das atividades agropecuárias e a proteção da economia rural.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***