Deputados de Mato Grosso do Sul, Pedro Kemp (PT) e Rinaldo Modesto (Podemos) pediram ao governo estadual a implantação de uma delegacia especializada em crimes cibernéticos no Estado.
O assunto foi levantado durante sessão nesta quinta-feira (14), com o deputado petista, ao citar o vídeo do influenciador Felca, que denunciou outros influenciadores pela adultização de crianças e adolescentes em vídeos na internet.
De acordo com Kemp, o presidente Lula deve enviar em breve ao Congresso Nacional um projeto de lei para regular a atuação das Big Techs no Brasil. “O ministro Rui Costa da Casa Civil anunciou em entrevista sobre esse projeto. A divulgação daquele vídeo do Felca, que denuncia a adultização e sexualização precoce de crianças e adolescentes, chamou a atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional e por isso o Lula resolveu encaminhar um projeto de lei para regulamentar as big techs com objetivo de proteger as crianças e os adolescentes”.
Ainda segundo Kemp, pais, professores e outras pessoas postam nas redes sociais imagens de crianças e adolescentes, mas isso pode ser usado por pedófilos. “Essa situação de falta de regulamentação de big techs faz com que tenhamos crianças e adolescentes caindo na rede de pedofilia. A regulamentação precisa acontecer, pois não podemos permitir discursos de ódio, pedofilia e abusos”.
Segundo Rinaldo Modesto, Mato Grosso do Sul precisa de uma delegacia especializada para tratar esse tipo de situação. “O Governo de Mato Grosso do Sul já discutiu sobre essa possibilidade, esse tipo de crime aumenta a cada dia, nossas crianças precisam de proteção e é inadmissível crianças terem acesso à intranet com conteúdos que levam à automutilação, crianças que muitas vezes fazem desafios para saber quem fica mais tempo sem se alimentar, que contrai produtos químicos, desafios esquisitos que levam à morte, são sequelas irreversíveis”.
Modesto fez um apelo ao governador Eduardo Riedel (PSDB) para implantação da delegacia. “Apelo para o governador Riedel para que implante o quanto antes a delegacia especializada para tratar dos crimes cibernéticos. Em 2026, ano eleitoral, começam as fake news e pessoas são expostas, o que pode levar ao suicídio”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***