Pular para o conteúdo
Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)
Thalya Godoy -
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Madu Livramento, Midiamax)

Os deputados estaduais aprovaram seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16), a última antes do recesso legislativo. Entre eles, em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 166/2025, que prevê o Refis do TCE (Tribunal de Contas do Estado) aos municípios com alguma pendência financeira junto ao Tribunal. O deputado estadual se absteve de votar em protesto sobre a situação dos conselheiros da corte de contas que respondem a processos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O Programa de Regularização Fiscal II (REFIC-II) do Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento prevê a quitação de débitos dos jurisdicionados penalizados por multas decorrentes de infrações administrativas apuradas pelo Tribunal de Contas.

Também em redação final, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 120/2025, do Poder Executivo, que altera a redação de dispositivo da Lei nº 5.403, de 27 de setembro de 2019, que cria o Conesp (Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social), e dá outras providências.

A mudança prevê que a função de Secretário-Executivo do Conesp seja exercida pelo Superintendente de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), atualmente ocupado pelo Delegado Tiago Macedo dos Santos.

Flib

Os deputados analisaram três PLs em segunda discussão. Entre eles, foi aprovada a inclusão da Flib (Feira Literária de Bonito) no Calendário Oficial de Eventos do Estado de . A proposta é do deputado estadual Zeca do PT.

Os deputados estaduais também aprovaram o Projeto de Lei 123/2025, do Poder Executivo, que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária, integrante do Grupo Gestão Governamental, do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. 

A intenção é unificar a carreira em apenas um cargo técnico de nível superior de Analista Previdenciário para as atribuições vinculadas às atividades finalísticas da Ageprev, promove a adequação no quantitativo de cargos efetivos e de suas respectivas atribuições e a revisão do valor da tabela de subsídio. A reorganização da carreira se justificaria para viabilizar a realização de concurso público.

Já o Projeto de Lei nº 144/2025, do Poder Judiciário, modifica dispositivos da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994, que trata do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a redução do número de membros do Conselho Superior da Magistratura de cinco para três integrantes.

O Estado terá o Dia Estadual do Leonismo com a aprovação do Projeto de Lei 131/2025. A proposta do deputado Coronel David (PL) foi votada em primeira discussão. O PL segue para análise das comissões de mérito.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
marcos do val

Moraes suspende uso de tornozeleira para Marcos do Val e libera redes sociais

Ataque de pitbull deixa idoso desfigurado e em estado grave em Corumbá

TCE-MS manda prefeito de Três Lagoas se explicar após denúncia em licitação do lixo

Atenção consumidores: Anvisa determina recolhimento de molho de pimenta extra forte

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Empresa vira alvo de investigação após cobrar e não entregar obras do Minha Casa, Minha Vida em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Depois de quase 30 anos, William Bonner deixa o Jornal Nacional para assumir o Globo Repórter

A partir de 2026, Bonner assumirá o Globo Repórter ao lado de Sandra Annenberg

Política

Nelsinho acompanha julgamento de Bolsonaro com preocupação: ‘vai paralisar pautas importantes’

Julgamento começa nesta terça-feira (2) e pode seguir até dia 12 de setembro

Brasil

Anvisa proíbe fabricação, venda e propaganda de creme corporal

Produtos suspensos pela Anvisa apresentam características farmacológicas proibidas em cosméticos

MidiaMAIS

Concurso de contos com prêmios de até R$ 3 mil está com inscrições abertas em MS

Interessados tem até 16 de setembro para enviarem suas produções